CORPOS EM EXPERIÊNCIA: UMA COREOGRAFIA QUEER

Authors

  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal do Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS) https://orcid.org/0000-0002-1690-8991
  • Gustavo Henrique Pereira

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1095

Abstract

The text proposes to expose the experiences of four dancers, from the city of Rio Grande/ RS, who venture to interpret different forms of representation of what they mean by gay, in their context of gaucho countryman, following a Queer influence, believing that this is an opportunity to interact with different spaces. Through two forms of interview, in a group and individual, the data produced allowed us to perceive that transformations occur through the use of scenic metaphors, used to expose "female" identities, paradoxically, in male bodies in such a way that these representations mixed feelings, for example, strangeness and desire, understood as cultural manifestations produced by the experimentation between their bodies and the affections felt by their / their spectators.

Author Biographies

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal do Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS)

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pedagogo pela Faculdade Intervale; Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de
Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação
científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em
História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Ensino de Artes,
pela Faculdade Intervale; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente de doutorado
pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem e do
curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL); Discente do curso de Graduação em Dança - licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador do
CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: o centenário da dança em Rio Grande/ RS (1920-2020) (IE/ FURG); do Grupo
Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e,
também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas,
modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM, Professor conteudista, revisor de textos e
materiais didático pedagógicos para instituições de ensino superior (graduação e pós-graduação) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no
Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande com atuação nos cursos do Instituto de Educação (IE), Instituto de Letras e Artes (ILA), Instituto de Ciências
Humanas e da Informação (ICHI), bem como, nas práticas desportivas ofertadas a todos os cursos desta instituição.

Gustavo Henrique Pereira

Prof. Ms. Gustavo Henrique Pereira

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor efetivo de História, na rede estadual de educação de Mato Grosso.

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Published

03/06/2022

How to Cite

Lemos Soares, R., & Pereira, G. H. . (2022). CORPOS EM EXPERIÊNCIA: UMA COREOGRAFIA QUEER. Revista Da FUNDARTE, 49(49). https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1095

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