MATRIZES TEÓRICAS SOBRE O DESENHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CONTRADIÇÕES À VISTA

Authors

  • Priscila Anversa Universidade do Estado de Santa Catarina PROFARTES-PPGAV/UDESC
  • Gustavo Eger Sawada Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.1048

Keywords:

Desenho Infantil, Desenho do adolescente, Ensino de Arte.

Abstract

Este texto pretende colocar em debate as matrizes teóricas do desenho de crianças e adolescentes a partir de uma experiência na disciplina de Desenho Infantil, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Objetivamos analisar desenhos a partir de estudo de caso, fruto da disciplina em questão, buscando problematizar o referencial teórico sobre a temática a partir dos autores presentes no plano de ensino, evidenciando também a necessidade de ampliar estudos na área. Para tecer a crítica, partiremos de Duarte (2001, 2010), Derisso (2010) e Mesquita (2010), enquanto para contextualizar o desenho infantil e o estudo de caso, utilizaremos Mèredieu (2006) e Lowenfeld e Brittain (1977).

 

Author Biographies

Priscila Anversa, Universidade do Estado de Santa Catarina PROFARTES-PPGAV/UDESC

Professora do Mestrado Profissional em Artes da UDESC e doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV-UDESC

Gustavo Eger Sawada, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciando em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

References

BARROS, Maria Eduarda; SAMPAIO, Jana. A necessidade dos pais monitorarem as crianças no TikTok. 2021. Disponível em: https://veja.abril.com.br/cultura/a-necessidade-dos-pais-monitorarem-as-criancas-no-tiktok/. Acesso em: 21 abr. 2021.

BRASIL, Ministério da Saúde. Proteger e Cuidar da Saúde de Adolescentes na Atenção Básica. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/proteger_cuidar_adolescentes_atencao_basica_2ed.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v30i02.409

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: o desenvolvimento do grafismo infantil. Porto Alegre: Zouk, 2015

DERISSO, José Luis. Construtivismo, pós-modernidade e decadência ideológica. In: . In: MARTINS, Lígia Márcia, DUARTE, Newton (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 191 p. ISBN 978-85-7983-103-4. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.

DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Lígia Márcia, DUARTE, Newton (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 191 p. ISBN 978-85-7983-103-4. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034.pdf. Acesso em: 04 set. 2021.

DUARTE, Newton. Vigotski e o aprender a aprender: crítica as apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006.

KOSIK, Karel. A dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LANGIN, Katie. What does a scientist look like? Children are drawing women more than ever before. 2018. Disponível em: https://www.sciencemag.org/news/2018/03/what-does-scientist-look-children-are-drawing-women-more-ever. Acesso em: 01 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1126/science.aat6337

LOWENFELD, Viktor. BRITTAIN, W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

LUQUET, G. H. O Desenho Infantil. Porto: Companhia Editora do Minho, 1969.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MÈREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006.

MESQUITA, Afonso Mancuso. Os conceitos de atividade e necessidade para a Escola Nova e suas implicações para a formação de professores. In: MARTINS, Lígia Márcia, DUARTE, Newton (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 191 p. ISBN 978-85-7983-103-4. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.

Published

22/12/2021

How to Cite

Anversa, P., & Eger Sawada, G. (2021). MATRIZES TEÓRICAS SOBRE O DESENHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CONTRADIÇÕES À VISTA. Revista Da FUNDARTE, 47(47). https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.1048

Similar Articles

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.