CORPO-EXPERIMENTAÇÕES: A COMPOSIÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL

Autores

  • Diewerson do Nascimento Raymundo SESC/RS - Arte e Educação
  • Eduardo Guedes Pacheco UERGS / Coordenador do Programa de Pós Graduação

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/899

Palavras-chave:

Arte Educação, Pedagogia, Corpo,

Resumo

Este artigo propõe-se a revisitar algumas práticas corporais desenvolvidas entre 2019 e 2020 com crianças entre 3 e 5 anos de uma escola privada de Educação Infantil de Viamão/RS.  Pelo viés da Arte-Educação em diálogo constante com a Pedagogia e a Filosofia, provocou-se um modo de problematizar, pensar e criar corporalmente mobilizado por obras de artes visuais, por grafismos indígenas, por sonoridades e gestualidades. A cartografia foi a metodologia utilizada a partir das colaborações de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Eduardo Passos e Virgínia Kastrup. As corpo-experimentações criadas colaboraram para proposição de práticas pedagógicas mais desafiadoras às crianças mesmo durante o distanciamento social e ensino remoto. 

Biografia do Autor

Diewerson do Nascimento Raymundo, SESC/RS - Arte e Educação

é ator, arte-educador e pesquisador sobre artes, em especial na educação infantil. Graduado em Teatro:licenciatura e Mestre em Educação pela UERGS. Atualmente trabalha junto à Gerência de Educação, Assistência e Cultura (GEAC) do Departamento Regional do Sesc/RS, onde realiza formações aos docentes da Rede e demais projetos educativos da instituição, além de desenvolver palestras sobre dança, teatro, música e artes visuais para educação básica. 

Eduardo Guedes Pacheco, UERGS / Coordenador do Programa de Pós Graduação

Doutor em Educação pela UFRGS; mestre em Educação pela UFSM; graduado em Música, Bacharel - opção : Percussão pela UFSM. Atualmente é professor da Uergs. Tem seu trabalho voltado para a formação de professores interessados em problematizar sobre a arte dentro do contexto educacional. Atua como instrumentista solo de percussão procurando trabalhar em espaços identificados com a educação, na perspectiva de aproximar o fazer artístico das discussões que envolvem o campo da Educação. 

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flaksman. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BARROS, Manoel. Memórias inventadas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

BORGES, Hélia. Sopros da pele, murmúrios do mundo. 1ª ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BRAUNSTEIN, Florence; PÉPIN, Jean-François. O Lugar do Corpo na Cultura Ocidental. Coleção Epistemologia e Sociedade. N. 162. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 2001.

CAMARGO, Daiana. O brincar corporal na educação infantil: reflexões sobre o educador, sua ação e formação. Curitiba: Intersaberes, 2014.

CORAZZA, Sandra. Infância & Educação – Era uma vez – quer que conte outra vez? Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DELEUZE: Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. Tradução Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. Coleção TRANS. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

FILGUEIRAS, Isabel porto. A Criança e o Movimento – Questões para pensar a prática pedagógica na educação infantil e no ensino fundamental. In Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores [Online], São Paulo, 2002. Disponível em: < https://avisala.org.br/index.php/assunto/conhecendo-a-crianca/a-crianca-e-o-movimento-questoes-para-pensar-a-pratica-pedagogica-na-educacao-infantil-e-no-ensino-fundamental/ >. Acesso em: 14 de janeiro de 2021.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Corpo, gênero e sexualidade na educação infantil. Revista Reflexão e Ação. V.16.N.1. Santa Cruz do Sul: UNISC, set.-dez. de 2008. P.84-93. Disponível em: < https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/569/395 >. Acesso em 25 de janeiro de 2021.

GALLO, Sílvio. Heterotopias do corpo na escola? Pensar Foucault com Schérer In MATA, João da; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de [Orgs.]. Corpo-história e resistência libertária. São Paulo, SP: Letra e Voz, 2019. P.61-71.

GAUTHIER, Clemont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010. Disponível em: < https://vascheffer.files.wordpress.com/2013/10/a_pedagogia-gauthier-e-tardif.pdf>. Acesso em: 20 de janeiro de 2020.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1ª ed. 4ª reimp. Coleção Educação: experiência e sentido. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

LE BRETON, Davi. A sociologia do corpo. Tradução de Sonia Fuhrmann. 6 ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

RICHTER, Ana Cristina; VAZ, Alexandre Fernandez. Momentos do parque em uma rotina de educação infantil: corpo, consumo, barbárie. In Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da USP.V.36.N.3.São Paulo: USP, set.-dez. 2010a. P.673-684. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a02.pdf>. Acesso em: 04 de janeiro de 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300002

_____ . Educar e cuidar do corpo: biopolítica no atendimento à pequena infância. In Educação em Revista. V.26. N.2. Belo Horizonte: UFMG, ago. de 2010b. P.117-134. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n2/a06v26n2.pdf >. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000200006

Acesso em: 04 de janeiro de 2021.

_____ . Sobre a tutela dos corpos infantis na rotina alimentar da creche. In Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas. V.41. N.143. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, maio-ago. de 2011. P.486-501. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/99/107 >. Acesso em: 05 de janeiro de 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000200008

SAYÃO, Deborah Thomé. Corpo e movimento: alguns desafios para a educação infantil. In Revista Zero-a-Seis. V.4. N.5. Santa Catarina: UFSC, jan.-jun. de 2002. P.01-11. Disponível em:

<https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/11156/10629>. Acesso em: 14 de janeiro de 2021.

________. Cabeças e corpos, adultos e crianças: cadê o movimento e quem separou tudo isso? In Revista Eletrônica de Educação. V.2. N.2. São Carlos, SP: UFSCar. Nov. de 2008. P.92-105. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/20/20 >. Acesso em: 25 de janeiro de 2021.

SCHÉRER, René. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Coleção Educação, Experiência e Sentido. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VIANNA, Angel; CASTILHO, Jacyan. Percebendo o corpo. In GARCIA, Regina Leite (Org.) O corpo que fala dentro e fora da Escola. Coleção O sentido da escola, N. 16. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002. P.17-34.

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

Raymundo, D. do N., & Pacheco, E. G. (2021). CORPO-EXPERIMENTAÇÕES: A COMPOSIÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868/899

Artigos Semelhantes

<< < 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.