AULAS DE VIOLÃO ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE INSTRUMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Mariele Schossler

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/875

Palavras-chave:

Ensino de Violão, Ensino por Videochamada, Educação Musical.

Resumo

O presente texto é um relato das experiências vividas com aulas de violão por videochamada com três alunos, durante o período de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19 no ano de 2020. A aluna, de 10 anos, e os alunos, de 11 e 13 anos, tiveram aulas individuais comigo de setembro a dezembro deste ano, culminando em um recital de natal, inteiramente on-line. Acompanhando o desenvolvimento dos alunos, descobrimos como utilizar as ferramentas digitais para um melhor aproveitamento no aprendizado do instrumento. Conseguimos contornar desafios, como o atraso entre o envio e a recepção de áudio e vídeo nas reuniões no Google Meet, para permitir a prática síncrona e a gravação dos alunos para o recital.

Biografia do Autor

Mariele Schossler

Professora de Música licenciada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Uninter. Tecnóloga em Logística com MBA em Administração e Marketing, ambos pelo Centro Universitário Uninter. Membro da Camerata de Violões da Fundarte, sob a orientação do Prof. Me. Thiago Kreutz. Professora de Canto, Violão, Ukulele e Musicalização Infantil no Espaço Musical Diogo Ertel, em Salvador do Sul. Atua na Educação Musical desde 2011, setor no qual foi monitora no Projeto Mais Educação de 2011 a 2013 e bolsista de iniciação à docência do subprojeto PIBID/Música/Uergs sob a orientação da Profª Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel de 2014 a 2015. Também atuou como professora de Música no Instituto de Educação São José e regente do Coro Infantil São José de 2015 a 2020.

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

Schossler, M. (2021). AULAS DE VIOLÃO ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE INSTRUMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–14. https://doi.org/10.19179/2319-0868/875