EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UMA CARTOGRAFIA SOBRE OS PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES EM GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/735Palavras-chave:
Artes Visuais, Formação universitária em Artes, Experiência artísticaResumo
Este relato de experiência é parte de uma pesquisa na qual investiguei o lugar da experiência artística durante o percurso de formação de estudantes de graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina. Procurei identificar conceitos e práticas relacionados a tal experiência, tentando compreender de que forma estes aspectos influenciam os percursos dos participantes desta pesquisa. Trabalhei com o método cartográfico a fim de compreender como os estudantes compõem e compreendem suas experiências durante o período de graduação. Aqui optei por apresentar duas partes da pesquisa que abordaram a relação dos estudantes com a universidade e com o curso de Artes Visuais como possibilidade de graduação e carreira profissional.
Referências
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora da Unesp, 2009. 168 pp.
CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte. Autêntica, 2006.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
KASTRUP, Virginia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. (Coleção Experiência e Sentido).
MODOS de artistar na formação em Artes Visuais. 2018. (50m20s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q0FW9k2jydM&t=374s>. Acesso em: 15 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.