CONTOS POPULARES E AUTOCONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA POSSÍVEL

Autores

  • Juliana Rodrigues Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba/PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3189-6471
  • Tania Stoltz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1627

Palavras-chave:

Formação de Professores, Experiência estética, Autoconhecimento

Resumo

O artigo busca reconhecer os contos populares como experiência estética capaz de oportunizar autoconhecimento na formação de professores. Para isso, pretende examinar a problemática da experiência estética atual e investigar se, e de que forma, os contos populares e as relações entre autoconhecimento e experiência estética aparecem na literatura. O estudo conclui que reconhecer os contos enquanto experiência estética, relaciona-se à produção de subjetividade singular, conforme Guattari. De acordo com Steiner, os contos permitem vivências internas capazes de oportunizar o autoconhecimento e, portanto, ressignificar as relações dos indivíduos consigo e com o entorno.

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Biografia do Autor

Juliana Rodrigues, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Doutoranda e Mestre em Educação na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Licenciada em Artes Visuais por esta mesma instituição. Desenvolve projetos relacionados à Educação e Arte desde 2009, tanto em instituições sem fins lucrativos quanto no ensino formal. Desde 2018 trabalha com concepção, edição de conteúdo e autoria de materiais didáticos. Como pesquisadora e artista visual, investiga os processos de formação na educação, considerando as relações entre ética, experiência estética, decolonialidade e a constituição de si no contemporâneo.

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Pedagogia pela Universidade Tuiuti, Paraná (1987), Bacharel em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1984). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992). Doutora em Educação (Psicologia Educacional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Pós-Doutorado pelos Archives Jean Piaget, Suíça (2007), Pós- Doutorado pela Alanus Hochschule, Alemanha (2012) e Pós-Doutorado pela Witten-Herdecke Universität (2024). Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do acordo de cooperação científica entre a UFPR e a Alanus University em Alfter, Bonn (Alemanha), desde 2008. Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

12.06.2025

Como Citar

Rodrigues, J., & Stoltz, T. (2025). CONTOS POPULARES E AUTOCONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA POSSÍVEL. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1627. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1627