CONTOS POPULARES E AUTOCONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1627Palavras-chave:
Formação de Professores, Experiência estética, AutoconhecimentoResumo
O artigo busca reconhecer os contos populares como experiência estética capaz de oportunizar autoconhecimento na formação de professores. Para isso, pretende examinar a problemática da experiência estética atual e investigar se, e de que forma, os contos populares e as relações entre autoconhecimento e experiência estética aparecem na literatura. O estudo conclui que reconhecer os contos enquanto experiência estética, relaciona-se à produção de subjetividade singular, conforme Guattari. De acordo com Steiner, os contos permitem vivências internas capazes de oportunizar o autoconhecimento e, portanto, ressignificar as relações dos indivíduos consigo e com o entorno.
Downloads
Referências
BACH JUNIOR, Jonas. Intuitive thinking as the foundation of education toward freedom. Educ. rev. Curitiba, v.1, n.56, p.131-145, abr/jun, 2015. Disponível em: [http://educa.fcc.org.br/pdf/er/n56/0101-4358-er-56-00131.pdf]. Acesso em: 01 de jun. 2017.
BLASCO, Pablo González. et al. A. Education through movies: Improving teaching skills and fostering reflection among students and teachers. Journal for learning through the Arts, California, v. 11, n.1, 2015. Disponível em: [https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1086983.pdf]. Acesso em: 26 de jul. 2017.
CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Mathematics Teachers’ Professional Identity Development in Communities of Practice: Reifications of Proportional Reasoning Teaching. Bolema, Rio Claro, v. 30, n.54, p.165-187, abr. 2016. Disponível em: [https://www.scielo.br/j/bolema/a/sTfV4kwdKx3s3TwYKMjM8MQ/?lang=en]. Acesso em: 12 de dez. 2018.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34. 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. V. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. V. 3. São Paulo: Editora 34, 1996.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez, 1981.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O que é beleza?. 3ªed. São Paulo: Brasiliense, 1998.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Por que Arte-Educação?. 22ªed. Campinas: Papirus, 2012.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: A educação (do) sensível. 2000. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
FARINA, Cynthia. Arte e formação: uma cartografia da experiência estética atual. 31ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2008. Disponível em: [http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/ge01-4014--int.pdf]. Acesso em: 02 abr. 2010.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 42ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
GUATTARI, Félix. As três Ecologias. 5ª ed. Campinas: Papirus, 1995.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
KOLLER, Sílvia H; PAULA COUTO, Maria Clara de; HOHENDORFF, Jean Von. Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.
LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. 5ª ed. São Paulo: Antroposófica, 1990.
LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência – Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, nº 19, p. 20-28, jan/fev/mar/abr de 2002. Disponível em: [https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt]. Acesso em: 23 jul. 2017
PAVONI, Amarilis. Os Contos e os Mitos no Ensino: Uma abordagem junguiana. 1ªed. São Paulo: E.P.U., 1989.
QUINTERO, Martha Elena Baracaldo. La subjetividad en la formación de maestros. Nómadas, Bogotá, n.34, p.247-259, mar, 2011. Disponível em: [http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-75502011000100017]. Acesso em: 18 jan. 2019.
STEINER, Rudolf. A filosofia da liberdade: Fundamentos para uma filosofia moderna. São Paulo: Antroposófica, 2000.
STEINER, Rudolf. Os contos de fadas: sua poesia e sua interpretação. 2ª ed. São Paulo: Antroposófica, 2012.
STOLTZ, Tania; WEGER, Ulrich. O pensar vivenciado na formação de professores Educar em revista. Curitiba, nº56, p.67-83, abr/jun. 2015. Disponível em: [http://www.scielo.br/pdf/er/n56/0101-4358-er-56-00067.pdf]. Acesso em: 22 jul. 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana Rodrigues, Tania Stoltz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.