RESISTÊNCIA CULTURAL E DINÂMICAS AFETIVAS NO CINEMA INDÍGENA
UMA ANÁLISE DO FILME GUARDIÕES DA FLORESTA DO POVO MEBÊNGÔKRE-KAYAPÓ
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1617Palavras-chave:
Cinema indígena, Cinema Kayapó, AfetoResumo
Nos últimos anos, o cinema Mebêngôkre-Kayapó tem se consolidado como um instrumento de registro cultural e político. Essa prática tem se estabelecido como uma importante ferramenta de luta, resistência e denúncia, ampliando a visibilidade de suas lutas. Este artigo tem como objetivo analisar o filme Guardiões da Floresta (2022), produzido pelo Coletivo Beture Cineastas Mebêngôkre, visando evidenciar o uso do audiovisual como mobilizador de afetos para determinados fins estratégicos. A investigação revela como o povo Mebêngôkre tem se articulado afetivamente, criando uma união entre cineastas e comunidades, que encontram no audiovisual um espaço de expressão e resistência coletiva, compartilhando suas narrativas, lutas e denúncias.
Downloads
Referências
AHMED, Sara. The cultural politics of emotions. New York: Routledge, 2004.
COELHO DE SOUZA, Marcela. O traço e o círculo: o conceito de parentesco entre os Jê e seus antropólogos. 2002. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
COHN, Clarice. Relações de diferença no Brasil Central – Os Mebengokré e seus Outros. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
DEMARCHI, André; MADI DIAS, Diego. Vídeo-ritual: circuitos imagéticos e filmagens rituais entre os Mebêngôkre (Kayapó). Gesto, Imagem e Som – Revista de Antropologia, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 38-62, 2018.
DEMARCHI, André. Kukràdjà Nhipêjx: Fazendo cultura: Beleza, ritual e políticas da visualidade entre os Mebêngôkre-Kayapó. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Cultural) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
FROTA, Mônica. Taking Aim: The Video Technology of Cultural Resistance. In: RENOVE, Michael; SUDERBURG, Erika (Orgs.). Resolutions: Contemporany Video Practices. Minnesota: The University of Minnesota Press, 1996.
GAINES, Jane. Political mimesis. In: GAINES, Jane; RENOV, Michael. Collecting visible evidence. Minnesota: Minnesota Press, 1999. p. 84-102.
GORDON, César. O valor da beleza: reflexões sobre uma economia estética entre os Xikrin (Mebêngôkre-Kayapó). Série Antropologia, São Paulo, v. 494, 2009.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LEA, Vanessa. Nomes e "nekrets" Kayapó: uma concepção de riqueza. 1986. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1986.
LUKESCH, Anton. Mito e vida dos índios Caiapós. São Paulo: Pioneira, EDUSP, 1976.
MADI DIAS, Diego. Filmar e guardar: reflexões sobre a “cultura” e imagem a partir do caso Mebêngokrê-Kayapó (PA). Revista Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 149-169, 2011.
MEBÊNGÔKRE, Bepunu. Entrevista por telefone, em ligação para o Pará, e áudios de aplicativo de mensagens, entre os meses de janeiro e outubro de 2024.
MEBÊNGÔKRE, Beptemexti. Entrevista por telefone, em ligação para o Pará, e áudios de aplicativo de mensagens, entre os meses de janeiro e outubro de 2024.
NEVES, Brener. O cinema indígena Kayapó e a relação corpo-câmera. 2022. Dissertação (Mestrado em Cinema e Audiovisual) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
RIOS, Luis Henrique; PEREIRA, Renato; FROTA, Mônica. Mekáron Opoijoie. In: Caderno de Textos Antropologia Visual. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 1987.
RUTHERFORD, Anne. What Makes a Film Tick? Cinematic Affect, Materiality and Mimetic Innervation. Bern: Peter Lang Publishers, 2011.
TURNER, Terence. Social structure and political organization among the Northern Kayapó. 1966. Tese (Doutorado em Antropologia) – Harvard University, Cambridge, 1966.
TURNER, Terence. Defiant Images: The Kayapo appropriation of video. Anthopology Today, Grã-Bretanha, v. 8, n. 6, p. 5-16, 1992.
TURNER, Terence. Imagens desafiantes: a apropriação Kaiapó do vídeo. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 36, p. 81-121, 1993.
VERSWIJVER, Gustaaf. The Club-Fighters of the Amazon: Warfare among the Kayapo Indians of Central Brazil. 2ª ed. Turuti Books, 2018.
VIDAL, Lux. Morte e vida de uma sociedade indígena brasileira: os Kayapó-Xikrin do rio Cateté. São Paulo: HUCITEC/EDUSP, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Brener Neves Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.