EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL NAS AULAS DE ARTES VISUAIS
UMA PROPOSTA DE DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1585Palavras-chave:
Ensino de Artes Visuais. Educação da cultura visual. CurrículoResumo
O presente texto decorre de uma tese de doutorado e argumenta, em recorte, sobre representatividade e as conexões entre Ensino de Artes visuais, cultura visual e construção identitária. Além da revisão bibliográfica, apresenta-se dados da entrevista realizada com uma professora de Artes Visuais, atuante em uma escola pública, e de imagens enviadas por ela para a pesquisadora. Percebeu-se, a partir da bricolagem de informações, que a reinvenção das práticas curriculares em Artes Visuais, ao contemplar aspectos da educação da cultura visual, pode promover a criticidade quanto aos regimes discursivos das imagens, com vistas a um mundo mais plural.
Downloads
Referências
BAOBABE. Vida e Arte de Judith Bacci; publicado por Letícia Pereira (Imagem da artista esculpindo). Disponível em: https://www.baobabe.com.br/blog/vida-e-arte-de-judith-bacci/ Acesso em: 05 ago. 2024.
CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Geledés – Instituto da Mulher Negra, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/enegrecer-o-feminismo-situacao-da-mulher-negra-na-america-latina-partir-de-uma-perspectiva-de-genero/
Acesso em: 15 ago. 2024.
COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento [recurso eletrônico]; tradução Jamille Pinheiro Dias. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
COUTINHO, Andréa Senra. Poéticas do feminino/ Feminismo na Arte Contemporânea: Transgressões para o Ensino de Artes Visuais em escolas, 2009. 264f. Tese (Doutorado – Instituto da Criança). Universidade do Minho, Braga, 2009. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10858/1/tese_andrea2010julho.pdf Acesso em: 15 ago. 2024.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/sGzxY8WTnyQQQbwjG5nSQpK/?format=pdf Acesso em: 03 ago. 2024.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03 / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 236 p. (Coleção Educação para todos).
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr, 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf Acesso em: 10 jul. 2024.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Organização e Revisão técnica: Arthur Ituassu; Tradução: Daniel Miranda e Willian Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p.31-50.
KINCHELOE, Joe L; BERRY, Kathleen S. Rigour and complexity in educational research: Conceptualizing the bricolage. Maidenhead: Open University Press, 2004.
KINCHELOE, Joe L; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MARVEL. Cartaz do filme Pantera Negra. Disponível em: https://www.marvel.com/movies/black-panther Acesso em: 03 ago. 2024.
MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. Sociologia e teoria Crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Flávio Antônio; SILVA, Tomaz Tadeu (orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 12. ed. São Paulo, Cortez, 2011. p.13-47.
NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011. p. 209-226.
NUNES, Luciana Borre. Cultura visual: travessias, provisoriedades e encontros em processos de ensinar e aprender. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Educação da Cultura visual: aprender ... pesquisar ... ensinar. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015, p.111-132.
PANDOLFO. Nina. About a day flowery (tela, técnica mista), 2016. Disponível em: https://www.ninapandolfo.com.br/obra/1108/About%20a%20day%20flowery Acesso em: 11 jul. 2024.
PANDOLFO, Nina. Biografia. Disponível em: https://www.ninapandolfo.com.br/sobre-mim Acesso em: 11 jun. 2024.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, maio/ago.2004 Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/475/479 Acesso em: 05 jul. 2024.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2 ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
PEREIRA, Letícia. Arte, realismo e religiosidade na obra de Judith Bacci: Um patrimônio a ser preservado, 2011. Monografia, 111p. (Especialização-PPGAV/CA/UFPEL). Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
PEREIRA, Letícia. A identidade representada, da espiritualidade à materialidade (Pelotas-RS): a arte umbandista de Judith Bacci, 2018. 186f. Dissertação (Mestrado-PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPEL). Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
RUBEM Valentim. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8766/rubem-valentim. Acesso em: 17 ago. 2024.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 159-177.
SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo e identidade social: Territórios contestados. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2005, p.190-207.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
THE MARY SUE. Imagem das 3 personagens femininas principais do filme Pantera Negra. Disponível em: https://www.themarysue.com/chadwick-boseman-black-panther-women/ Acesso em 06 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabiana Lopes de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.