AS MARCAS DA IDENTIDADE CULTURAL NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
APROXIMAÇÕES PARA O ESTUDO DA MARCA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1561Palavras-chave:
marca; comunicação organizacional; identidade culturalResumo
Esta reflexão busca aproximar e conectar a perspectiva dos estudos culturais com os estudos da marca contemporânea no âmbito da comunicação organizacional. Entendemos que identidade e imagem-conceito são as bases que sustentam as marcas e que a relação intrínseca e interdependente entre elas gera uma tensão com potência suficiente para (des)estabilizar/(des)qualificar o discurso das organizações. A partir de uma revisão bibliográfica, abordamos os princípios de identidades pressupostos por Stuart Hall e as possíveis inferências dessa perspectiva na produção de sentido das marcas das organizações.
Downloads
Referências
BALDISSERA, Rudimar. Significação e Comunicação na construção da imagem-conceito. Revista Fronteiras - estudos midiáticos. São Leopoldo (RS): Unisinos. Vol. X, n. 3: (p.197), set/dez 2008.
___________. Imagem-conceito: anterior à comunicação, um lugar de significação. Porto Alegre: 2004. Tese (Doutorado) - PUC/RS.
___________. Tensões dialógico-recursivas entre a comunicação e a identidade organizacional, In: Organicom. São Paulo, ano 4, n. 7, jun-dez/2007, p. 228-243.
___________. Comunicação organizacional: uma reflexão possível a partir do paradigma da complexidade. In: OLIVEIRA, Ivone Lourdes de; SOARES, Ana Thereza Nogueira (orgs.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Paulo: Difusão Editora, 2008, p. 149-177.
BALDISSERA, Rudimar e BARTHS, Geferson. Branding e Redes de Organizações por Articulação Conceitual, In: BrandTrends. Lageado, ano 5, n. 9, out/2015, p. 70-86.
BARTHS, Geferson. Comunicação Organizacional e Branding: A rede de Organizações por Articulação Conceitual Braskem/Sustentabilidade. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGCOM/UFRGS, 2013. Dissertação (Mestrado)
CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições em Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo, 2008.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e realidade, v.22, n. 2, 1997.
___________. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
____________. A ideologia e a teoria da comunicação. In: Matrizes. São Paulo, vol. 10 - nº 3, set/dez. 2016, p. 33-46.
____________. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
MAFESSOLI, Michel. Da identidade à identificação. In: _____. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. P. 299-350.
NASSAR, Paulo. Conceitos e processos de comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida M. K. (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. p. 61-76.
PEROTTO, Evandro Renato. Conceituando a marca pela enunciação: uma proposta do campo da comunicação. Brasília, 2007. 93f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
PEROTTO, Evandro Renato. O mapa simbólico-identitário e o lugar-de-ser as comunicações das marcas contemporâneas e as cartografias sociais. Brasília, 2014. 135f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília: Universidade de Brasília, 2014.
RESTREPO, Eduardo. Estudios culturales en América Latina. Revista Estudos Culturais, 2014.
___________. Identidades: planteamientos teóricos y sugerencias metodológicas para su estúdio. Jangwa Pana. Revista del Programa de Antropología de la Universidad del Magdalena, vol. 5, 2007, p. 24-35.
VÉRON, Eliseo. A produção de sentido. São Paulo: Cultrix, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geferson Barths

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.