AS MARCAS DA IDENTIDADE CULTURAL NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
APROXIMAÇÕES PARA O ESTUDO DA MARCA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1561Keywords:
marca; comunicação organizacional; identidade culturalAbstract
This reflection intended to bring together and connect the perspective of cultural studies with contemporary brand studies within the scope of organizational communication. We understand that identity and image-concept are the bases that support brands and that the intrinsic and interdependent relationship between them generates tension with enough power to (de)stabilize/(dis)qualify the organizations' discourse. Based on a bibliographical review, we talk about the principles of identities presupposed by Stuart Hall and the possible inferences from this perspective in the production of meaning in organizations' brands.
Downloads
References
BALDISSERA, Rudimar. Significação e Comunicação na construção da imagem-conceito. Revista Fronteiras - estudos midiáticos. São Leopoldo (RS): Unisinos. Vol. X, n. 3: (p.197), set/dez 2008.
___________. Imagem-conceito: anterior à comunicação, um lugar de significação. Porto Alegre: 2004. Tese (Doutorado) - PUC/RS.
___________. Tensões dialógico-recursivas entre a comunicação e a identidade organizacional, In: Organicom. São Paulo, ano 4, n. 7, jun-dez/2007, p. 228-243.
___________. Comunicação organizacional: uma reflexão possível a partir do paradigma da complexidade. In: OLIVEIRA, Ivone Lourdes de; SOARES, Ana Thereza Nogueira (orgs.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Paulo: Difusão Editora, 2008, p. 149-177.
BALDISSERA, Rudimar e BARTHS, Geferson. Branding e Redes de Organizações por Articulação Conceitual, In: BrandTrends. Lageado, ano 5, n. 9, out/2015, p. 70-86.
BARTHS, Geferson. Comunicação Organizacional e Branding: A rede de Organizações por Articulação Conceitual Braskem/Sustentabilidade. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGCOM/UFRGS, 2013. Dissertação (Mestrado)
CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições em Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo, 2008.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e realidade, v.22, n. 2, 1997.
___________. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
____________. A ideologia e a teoria da comunicação. In: Matrizes. São Paulo, vol. 10 - nº 3, set/dez. 2016, p. 33-46.
____________. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
MAFESSOLI, Michel. Da identidade à identificação. In: _____. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. P. 299-350.
NASSAR, Paulo. Conceitos e processos de comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida M. K. (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. p. 61-76.
PEROTTO, Evandro Renato. Conceituando a marca pela enunciação: uma proposta do campo da comunicação. Brasília, 2007. 93f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
PEROTTO, Evandro Renato. O mapa simbólico-identitário e o lugar-de-ser as comunicações das marcas contemporâneas e as cartografias sociais. Brasília, 2014. 135f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília: Universidade de Brasília, 2014.
RESTREPO, Eduardo. Estudios culturales en América Latina. Revista Estudos Culturais, 2014.
___________. Identidades: planteamientos teóricos y sugerencias metodológicas para su estúdio. Jangwa Pana. Revista del Programa de Antropología de la Universidad del Magdalena, vol. 5, 2007, p. 24-35.
VÉRON, Eliseo. A produção de sentido. São Paulo: Cultrix, 1980.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geferson Barths

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
