ENSINO DE DANÇAS CARIBENHAS DURANTE A PANDEMIA POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS PRÁTICO-VIRTUAIS

Autores

  • Bruno Blois Nunes Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2462-9562
  • Manoel Gildo Alves Neto Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1511

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Estágio, Estágio em dança, Pandemia, Danças caribenhas

Resumo

Esse trabalho evidencia as experiências de dança prático-virtuais durante o Estágio desenvolvido pelo primeiro autor desse texto. Diante do contexto pandêmico, o planejamento de ensino passou por uma reformulação para ser implementado de forma online. O foco residiu nas danças caribenhas: danzón, son, rumba, mambo, chachachá e casino. Foram seis aulas gravadas e submetidas a uma plataforma de vídeo para os alunos acessarem de forma assíncrona, de acordo com a disponibilidade de cada um. Foi elaborado um formulário eletrônico para cada aula com questões concernentes à atividade proposta. A experiência proporcionada pelo ensino de dança prático-virtuais mostrou outros desafios na relação ensino/aprendizagem ainda não vivenciados pelos autores.

Palavras-chaves: Estágio. Pandemia. Dança Caribenha.

Biografia do Autor

Bruno Blois Nunes, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Doutor em Educação (UFPel), Mestre em História (UFPel), Especialista em Linguagens Verbo-visuais e Tecnologias pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul), Graduado em Educação Física e Dança (UFPel). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) e Grupo de Pesquisa Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA) ambos da UFPel e do Grupo Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (CIMNE) da UFF. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina (UFPel).

Manoel Gildo Alves Neto, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Artista, professor e pesquisador em Dança. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC-UFRGS), licenciado em Educação Física pela Universidade Paulista (Unip). Professor do curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Grupo de Pesquisa OMEGA (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq/UFPel).

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Publicado

02.12.2024

Como Citar

Nunes, B. B., & Gildo Alves Neto, M. (2024). ENSINO DE DANÇAS CARIBENHAS DURANTE A PANDEMIA POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS PRÁTICO-VIRTUAIS. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1511. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1511

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