AULAS DE MÚSICA PARA SURDOS: POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1480

Palavras-chave:

Educação Musical. Surdez. Libras.

Resumo

Resumo: Pensar a prática pedagógica para estudantes surdos incluídos em aulas de música está no cerne da problemática deste artigo, dada a formação inicial de professores de música e a experiência na disciplina de Libras no curso de Música – Licenciatura, numa universidade federal do interior do estado do Rio Grande do Sul.  Objetivamos discutir estratégias pedagógico musicais voltadas ao ensino de música para surdos, realizando duas oficinas em uma escola bilíngue para surdos no interior do Rio Grande do Sul. Como resultados, destacamos a experiência dos surdos com a música por meio de estratégias visuais, elementos possíveis no planejamento, inspirando buscas pedagógicas de superação do silêncio musical que historicamente é imposto aos estudantes surdos. 

Biografia do Autor

Thaynara Lima Lessing, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Thaynara Lima Lessing é habilitada em nível técnico para atuar como professora unidocente nos níveis de Educação Infantil e Anos Iniciais. É graduada em Música-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalhou na rede privada de educação básica na cidade de Santa Maria, atuando com educação infantil e anos inicias como professora de Música. Atualmente, trabalha em escola privada de música ministrando aulas individuais e coletivas de musicalização, teclado, violão, ukulele, técnicas vocais e práticas instrumentais em grupo. Além disso, trabalha como professora conteudista no projeto UFSM em REDE com a Educação Básica, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, produzindo materiais didáticos voltados à área da Educação Musical. Além disso, é professora-formadora, ministrando oficinas de formação musical e pedagógico-musical para docentes. É Mestre em Educação (UFSM), pós-graduada em Musicoterapia (FAVENI), e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na UFSM, onde cursa Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa 4 (Educação e Artes). .

Referências

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Publicado

02.12.2024

Como Citar

Lima Lessing, T., de Azevedo Echer Rech, C., de Azevedo Echer Dal’Carobo, L., & Medianeira Fracari Hautrive , G. (2024). AULAS DE MÚSICA PARA SURDOS: POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1480. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1480

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