DIÁRIO 1973 - 1983

O COTIDIANO COMO EXÍLIO IDEALIZADO POR DAVID PERLOV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1473

Palavras-chave:

Diário 1973 - 1983, Exílio, Cotidiano

Resumo

O artigo propõe uma investigação de Diário 1973 - 1983, diário fílmico do cineasta David Perlov, compreendendo o cotidiano como exílio idealizado pelo autor. Nessa perspectiva, que se apoia na análise crítica das noções de arquivo e de cotidiano, percebe-se a câmera e a fabricação da imagem como meios que procuram isolar o presente de significações contextuais e implicações traumáticas do passado de Perlov. Entende-se que à câmera de Perlov é dado o papel de tanto concretizar quanto impedir exílio idealizado pelo autor em Diário 1973 - 1983.

Biografia do Autor

Gabriel Fampa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ/Brasil

Doutorando em Arte, Imagem e Escrita pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGArtes/UERJ) (bolsista CAPES). Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2018 (PPGAV/EBA/UFRJ). Graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2013 (IFCS/UFRJ). Licenciatura em Artes Visuais pela Claretiano em 2021. Participante do Programa de Formação Práticas Artísticas Contemporâneas (PAC) na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage. Realizou cursos de especialização nas áreas da prática artística e história da arte. Atua com diferentes meios na prática artística, dentre os quais destacam-se a fotografia, o viídeo e a escrita. Desenvolve pesquisas no campo da arte contemporânea, nos temas do exílio, da linguagem, do absurdo, da materialidade e da acumulação.

Referências

Presente autor. A condição do exílio. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguagens Visuais). Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2018.

Presente autor. A condição do exílio: a permanência de David Perlov por detrás da imagem em Diary 1973 - 1983. In: ARS (São Paulo) vol.21, 2023 (Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/issue/view/12902/2764 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.201112

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução de Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição – O olho da história, I. Minas Gerais: Editora UFMG, 2017.

FELDMAN, Ilana. As janelas de David Perlov: autobiografia, luto e política. In: Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, vol.11, n.20, 2017. Disponível em: https://9h.fit/SmN3OE. Acesso em: 25 maio, 2023. DOI: https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.20.90-111

_______________. David Perlov: epifanias do cotidiano. In: FELDMAN, Ilana; MOURÃO, Patrícia (Org.) David Perlov: epifanias do cotidiano. São Paulo: Centro da Cultura Judaica, 2011.

FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. In: Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

HALKIN, Talya. The Diary of David Perlov. 2003. Disponível em: http://davidperlov.com/text/The_Diary_of_David_Perlov.pdf. Acesso em: 25 maio, 2023.

LEFEBVRE, Henri, A vida Cotidiana no Mundo Moderno. Tradução: Alcides João de Barros. São Paulo: Ática, 1991.

MOURÃO, Patrícia. As despedidas de David Perlov. In: Galáxia: Revista do Programa de Pós-Graduação em comunicação e Semiótica. v.48 n.1, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/58051/41730. Acesso em: 25 maio, 2023.

PERLOV, David. My Diaries. 2004. Disponível em: http://davidperlov.com/text/My_Diaries.pdf. Acesso em: 25 maio, 2023.

Downloads

Publicado

16.09.2024

Como Citar

Fampa, G. (2024). DIÁRIO 1973 - 1983: O COTIDIANO COMO EXÍLIO IDEALIZADO POR DAVID PERLOV. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1473. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1473