ENSINO DE VIOLÃO UTILIZANDO APLICATIVOS

REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Luiz Eduardo Barros Machado Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil https://orcid.org/0009-0005-3677-079X
  • Hermes Soares dos Santos Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil
  • Gislaine Cristina Vagetti Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0704-1297

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1469

Palavras-chave:

Música, Aplicativos, Violão

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo mapear e identificar estudos que abordam o ensino de violão por meio de aplicativos. Trata-se de uma Revisão de Escopo, com buscas realizadas em 13 bases de dados, com o recorte temporal de 2018 a 2023. Foram encontrados 2591 documentos que, após os critérios de elegibilidade, restaram 5 artigos eleitos para a revisão. Os aplicativos de ensino de violão são promissores e oferecem amplas possibilidades para o aprimoramento das habilidades musicais dos alunos de forma personalizada. Apesar dos benefícios relatados, há lacunas a serem abordadas, como a falta de investigação aprofundada de alguns aplicativos e a necessidade de padronização nas abordagens de pesquisa.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Barros Machado, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Estadual do Paraná (Orientadora: Dra. Gislaine Cristina Vagetti). Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH). Possui Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação pelo IFSul-RS, Graduação em Música - Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Pelotas e Técnico em Telecomunicações pelo IFSul-RS. Foi ministrante de violão na rede de escolas públicas e privadas (séries iniciais e ensino médio) na cidade de Pelotas-RS. Entre os anos 2013 e 2019, desenvolveu oficinas musicais em Projetos Sociais oferecidos pela Prefeitura Municipal de Pelotas e, neste mesmo período, foi um dos coordenadores do projeto social Notas de Esperança do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Universidade Católica de Pelotas), onde também atuou como ministrante de oficinas musicais. Atua como músico profissional, Educador Musical e desenvolve pesquisa sobre música, tecnologia e cognição musical.

Hermes Soares dos Santos, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (Orientadora: Prof Gislaine Vagetti). Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH-PPGE/UFPR). Cursou o Estágio Científico Avançado em Doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, Portugal, sob a orientação da Prof. Dra. Custódia Alexandra Almeida Martins. Professor Assistente do Bacharelado de Musicoterapia da UNESPAR Campus Curitiba II/FAP. Coordenador do Centro de Atendimento em Musicoterapia Clotilde Lening (CAEMT). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM). Possui graduação em Música pela Universidade de Brasília (1995), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000), graduação em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Mestrado em Música pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atuou como musicoterapeuta no CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo), unidade vinculada a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás. Atuou como musicoterapeuta No Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte da Secretaria de Educação do Estado de Goiás no Centro de Atendimento Especializado Peter Pan (Associação Pestalozzi de Goiânia), no Colégio Estadual Bandeirantes e no Colégio Estadual José Honorato (2010-2014). Fez extensão de carga horária na Orquestra de Sopros do Cerrado, vinculada ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, instituição vinculada a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (2013-2014). Participou dos projetos de extensão Grupo de Pesquisa em Musicoterapia e Educação (GEP) do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e da pesquisa Educação e Cultura da Paz: espaços e tempos mediados pela Musicoterapia vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG (PROEC-UFG). Participou da pesquisa A Mediação da Musicoterapia na Prevenção Primária e Secundária ao Uso de Drogas por Escolares vinculada a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Foi professor substituto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Foi professor orientador do extinto Instituto Vida Una. Tem experiência na área de Música e Musicoterapia e é apto para realizar trabalhos com jovens, adolescentes e adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Musicoterapia, Identidade Sonora, Subjetividade, Educação Inclusiva. É músico profissional (tecladista, pianista, flautista e acordeonista) e atuou nos projetos musicais Na Asa do Vento, nas peças de teatro Uma canção desnaturada e Romeu e Julieta, no grupo de forró Tucum Cerrado, Ponto de Escambo, Mina dágua, Orquestra Jovem Goiás, Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado e Pó de Ser.

Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Mestrado com pesquisa em processo ensino-aprendizagem na educação física para idosos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Campus II, onde ministra as disciplinas: Crescimento e Desenvolvimento Humano; Consciência Corporal; Metodologia da Pesquisa e Escrita de Artigo Científico. Orienta Iniciação Científica na UNESPAR, com apoio do CNPq e Fundação Araucária. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (PPGE/UFPR/CAPES 7), na linha Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, com o projeto Educação, Cognição e Música no Envelhecimento humano. Ministra a disciplina Tópicos especiais em cognição, aprendizagem e desenvolvimento: movimento e envelhecimento Humano. Professora do Programa de Pós-Graduação em Música (PPG-Mus) na UNESPAR, na linha Música, Cultura e Sociedade. Líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Vice-líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE) da UFPR. Membro do grupo de pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM) da UNESPAR. Possui relações de pesquisas com instituições internacionais como EUA e Portugal. Possui Livros, capítulos de livros e artigos no Brasil e em vários Países. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro da Rede Paranaense de pesquisa na área da pessoa idosa - PORTARIA No 143/2020-SETI. Foi Membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná - CEDI/PR (Decreto 3887). Chefe do Departamento de Educação Física e Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) na UNESPAR, Campus de Paranavaí (2008-2009); Coordenadora de Estágio e Coordenadora da Secretaria Acadêmica da UNESPAR, Campus II, Curitiba (2010-2011).

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Barros Machado, L. E., Soares dos Santos, H., & Vagetti, G. C. (2024). ENSINO DE VIOLÃO UTILIZANDO APLICATIVOS: REVISÃO DE ESCOPO. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1469. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1469