MEMÓRIAS DE MULHERES
A CIDADE QUE DANÇA SUAS HISTÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1462Palavras-chave:
Danças clássicas. Rio Grande., MulheresResumo
Este estudo investiga as danças em Rio Grande/RS como reflexos dos processos culturais e das memórias femininas, com ênfase nas questões sociopolíticas. Sem a intenção de construir uma História das Danças, a pesquisa volta o olhar para a presença dessas práticas na história e memória do município e realça as contribuições artísticas das mulheres rio-grandinas. A investigação utiliza entrevistas com senhoras envolvidas na dança há mais de 10 anos, a análise de acervos fotográficos, bem como reportagens de jornais. Ademais, vale destacar que este artigo é um recorte de uma tese em andamento.
Downloads
Referências
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, nº 19. São Paulo, p. 20-28, 2002.
CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. Relatos de Experiência e Investigação Narrativa. In: BONDÍA, Jorge Bondía. Déjame que te Cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.
CORAZZA, Sandra Mara. Labirintos da pesquisa, diante de ferrolhos. In: COSTA, Marisa Vorraber [Org.] Caminhos Investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 105-132.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter Pal Perbert. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DUARTE, Beatriz Batezat. Dança, “Poesia em movimento” - sua memória, através de análise histórico-fotográfica (Rio Grande: 1940-1990). 1997. Monografia (Curso de Pós-Graduação em Artes) – Instituto de Letras e Artes, UFPel, Pelotas/RS, 1997.
FOUCAULT, Michel. A vida dos Homens infames. In: FOCAULT, Michel. O que é um autor. 7.ed. Lisboa, Portugal: Nova Vega, 2009. p. 89-128.
JOHNSON, Richard. O que é, afinal, Estudos Culturais? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. [Org. e Trad.] O que é, afinal, estudos Culturais?. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 07-131.
MAUAD, Ana Maria. Fontes de memória e o conceito de escrita videográfica: a propósito da fatura do texto videográfico Milton Guran em três tempos (LABHOI, 2010). História oral, v. 1, nº. 13, 2010, p. 141-151.
MICHELON, Francisca Ferreira et al. Imagem e memória: arte e biografia na coleção fotográfica de Marina de Morais Pires. In: 18º Encontro da associação nacional de pesquisadores em artes plásticas, 18, 2009, Salvador. Anais. Bahia: Salvador: [s.n], 2009.
NASCIMENTO, Heloisa Assumpção. Nossa cidade era Um festival de dança. Diário Popular, Pelotas, 16 fev. de 1986.
NERY, Olivia Silva. Objeto, memória e afeto: uma reflexão. Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 10, nº. 17, Jul/Dez. 2017.
PORTELLI, Alessandro. “O Momento da Minha Vida”: funções do tempo na História Oral. In: FENELON, Déa Ribeiro; MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto de; KHOURY, Yara Aun [Orgs.]. Muitas Memórias, outras histórias. São Paulo: Olho d‘água, 2004. p. 296-313.
SOARES, Rodrigo Lemos. “Quero ver balanciar!” o ensino de danças de exus e pombagiras em terreiros de Quimbanda do Rio Grande/RS. 2018. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em História, Rio Grande/RS, 2018.
SOARES, Rodrigo Lemos. É um mal de Amor: narrativas que forjam uma Educação quimbandeira. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Denise Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.