TEORIAS EDUCACIONAIS SUBSIDIADORAS E SUBSIDIÁRIAS AO COMPUTER SUPPORTED COLLABORATIVE LEARNING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1461

Palavras-chave:

Teorias educacionais, CSCL, Piaget, Vygostky

Resumo

O presente artigo visa identificar como a teoria da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL) é fundamentada pela teoria construtivista de Jean Piaget e sócio-construtivista de Lev Vygotsky, além de sua relação com outras contribuições teóricas. Essas teorias salientam a importância da interação social no processo de aprendizagem. Para tanto, compreender as inter-relações dessas teorias é fundamental para que os professores da educação básica e ensino superior possam criar e incorporar atividades construtivistas às suas estratégias de ensino, integrando o uso de recursos computacionais para promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos, de maneira a atingir os domínios cognitivos superiores da taxonomia de Bloom na implementação da CSCL. Por fim, o artigo  aborda o potencial de aplicação da CSCL com o metaverso, um ambiente virtual de aprendizado, destacando experimentos onde os alunos podem  interagir colaborando, criando e aprendendo.

Biografia do Autor

Luís Antônio Licks Missel Machado, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT , Taquara/RS, Brasil

Professor nas Faculdaes Integradas de Taquara - FACCAT. Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutorando em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Fabrício Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Professor na Universidade Estadual do Sul - UERGS. Mestre em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Doutorando em Informática na Educação pela Unversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Miriam dos Santos Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutoranda em Informárica na Educação pela Unversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora em Informática na Educação e Pós-Doutoranda em Informática na Educação na UFRGS.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo - USP.

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Licks Missel Machado, L. A., Soares, F., dos Santos Nunes, M., da Silva, P. F., & Rockenbach Tarouco, L. M. (2024). TEORIAS EDUCACIONAIS SUBSIDIADORAS E SUBSIDIÁRIAS AO COMPUTER SUPPORTED COLLABORATIVE LEARNING. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1461. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1461

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