A EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO SOCIAL

UMA EXPERIÊNCIA DE AUTORRETRATO REALIZADA NA OFICINA DE ARTES VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1456

Palavras-chave:

Artes Visuais, Autorretrato, Formação Profissional

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência educativa realizada com um grupo de estudantes do ensino superior, em Portugal, no contexto da disciplina Oficina de Artes Plásticas. São descritos os quatro momentos de uma experiência de autorretrato realizada por futuros profissionais que terão como área de atuação as comunidades e a promoção de atividades para diferentes públicos. Esta experiência foi estudada relativamente ao processo criativo vivenciado, à sua importância como forma de desenvolvimento individual e coletivo e também relativamente ao contributo que trouxe para a formação profissional.

Biografia do Autor

Lúcia Magueta, Instituto Politécnico de Leiria/Portugal

Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. É doutorada em Educação, área de especialização de Teoria e Desenvolvimento Curricular, mestre em Ciências da Educação – Educação Intercultural e licenciada em Ensino, curso de Professores do 2º CEB, variante de Educação Visual e Tecnológica. Enquanto Professora e Investigadora do CI&DEI, atua nas áreas das Artes Visuais, Educação Artística, Didática das Expressões Artísticas, Desenvolvimento do Currículo, Formação de Professores, Intervenção e Animação Artísticas, entre outras. Participa ativamente em formas de valorização da educação, da cultura e das artes, através das formações que constrói, dos cursos que coordena e das atividades de intervenção que promove.

Jenny Gil Sousa, Instituto Politécnico de Leiria/Portugal

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, investigadora integrada no CICS.NOVA.IPLeiria e investigadora colaboradora no CI&DEI. É doutorada em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta e licenciada em Animação Socioeducativa, com especialização em Desenvolvimento Local, pelo Instituto Politécnico de Coimbra. Tem escrito diversos artigos e capítulos de livros, especialmente sobre desenvolvimento comunitário, velhice, ócio, cultura, animação sociocultural e artística, intervenção social, educação e acessibilidade.

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Magueta, L., & Gil Sousa, J. (2024). A EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO SOCIAL : UMA EXPERIÊNCIA DE AUTORRETRATO REALIZADA NA OFICINA DE ARTES VISUAIS. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1456. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1456