DANÇA E ANCESTRALIDADE EM UM PROCESSO DE CRIAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA COMUNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1448

Palavras-chave:

Dança, Ancestralidade, Processos de Criação

Resumo

Este artigo propõe uma discussão na perspectiva da arte e da educação de como um processo de criação em dança com um grupo de crianças e adolescentes pode viabilizar a produção de conhecimento nos encontros com a comunidade em uma proposta pluricultural. Assim, as crianças e adolescentes são sujeitos de saberes e fazeres e suas heranças culturais contam histórias que reelaboram e afirmam a busca de sua condição de cidadania, integrando valores da ancestralidade afro-brasileira referenciados na comunidade. Entende-se a arte e a educação como entrelugares constituintes da produção de conhecimento em que o corpo, dança e ancestralidade agem como potentes agregadores na formação de jovens artistas.

Biografia do Autor

Giuliana Rocha da Rocha, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, RS/Brasil

É professora de dança e diretora do Projeto de arte educação De Onde Nós Viemos de  Porto Alegre-Rs e Licenciada em Dança (UERGS). É artista pesquisadora, trabalha com dança, arte educação, improvisação em dança e danças urbanas.

 

Kátia Salib Deffaci, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS/RS, Brasil

Doutora em Educação (FE/Unicamp), com estágio de pesquisa realizado junto ao Early Childhood Research Centre/Roehampton University - London/UK. Mestra em Artes Cênicas (PPGAC/Ufrgs), licenciada em Pedagogia (Claretiano) e bacharel e licenciada em Dança (Unicamp). Atualmente é professora da Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs/ 2013-), onde atua na formação de professores para educação básica com criação em dança e análise do movimento; práticas pedagógicas e estágios. 

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Publicado

08.08.2024

Como Citar

Rocha da Rocha, G., & Salib Deffaci, K. (2024). DANÇA E ANCESTRALIDADE EM UM PROCESSO DE CRIAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA COMUNIDADE. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1448. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1448

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

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