AUDIOVISUAL NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1422

Palavras-chave:

ENSINO DE ARTES VISUAIS. EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS. PANDEMIA DA COVID-19.

Resumo

ESTE ARTIGO ENFOCA PESQUISA SOBRE PRODUÇÕES DE MINIDOCUMENTÁRIOS, REALIZADAS POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS, NAS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR ARTE, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. A ANÁLISE DAS PRODUÇÕES FOI REALIZADA ATRAVÉS DA TEORIA SEMIÓTICA DISCURSIVA, NOTADAMENTE QUANTO À PRODUÇÃO E APREENSÃO DOS EFEITOS DE SENTIDO, BUSCANDO COMPREENDER QUAIS SENTIDOS OS ESTUDANTES CONFEREM ÀS EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS QUE PRODUZEM E, AINDA, PENSANDO QUAIS ATUALIZAÇÕES CURRICULARES PODEM SER PROPOSTAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA DA CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA, DENOMINADA AUDIOVISUALIDADE.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Maahs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

É mestre em Educação pela UFRGS (2024), licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Bacharel em Artes Visuais pela (2012). É professor de arte da Educação Básica desde 2016. É professor do Componente Curricular Arte e do Itinerário Formativo Design de Projetos na Escola Martinho Lutero do município de Cachoeirinha, RS e atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). É fotógrafo publicitário e tem experiência na área de artes, com ênfase em audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, artes cênicas, audiovisual e ensino de artes visuais.

Dra. Analice Dutra Pillar, Programa de Pós-graduação em Educação Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Analice Dutra Pillar é doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Artes pela USP. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio pós-doutorado em Artes na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, onde atua como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando mestrados e doutorados em Educação e Artes Visuais. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Artes (GEARTE). Editor da Revista GEARTE. Associado à Sociedade Internacional de Educação pela Arte (INSEA) e à Associação Nacional de Investigadores em Belas Artes (ANPAP). Membro do conselho editorial do International Journal of Education Through Art (IJETA). Possui publicações na área de Educação em Artes Visuais. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

02.12.2024

Como Citar

Maahs, C. A., & PILLAR, A. D. P. (2024). AUDIOVISUAL NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1422. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1422

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