MOVIMENTO (AUTO)BIOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL:
AVANÇOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1270Palavras-chave:
Música, HISTÓRIA DE VIDA, Pesquisa (auto)biográficaResumo
A ampliação do debate sobre o que se concebe como direcionamento (auto)biográfico em pesquisa e em processos de formação tem convidado pesquisadores/as a olharem para seus desenhos metodológicos e epistemológicos com novos questionamentos. A Educação Musical, nesse bojo, tem assistido, especialmente nos últimos dez anos, ao avanço desse tipo de compreensão teórica e metodológica para o estudo de suas diferentes problemáticas. Assim, este relato objetiva documentar as atividades realizadas pelo “Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil”. A partir deste registro, espera-se convidar a área para o debate conjunto sobre os limites e as particularidades da Música e da Arte, em geral, para a pesquisa (auto)biográfica.
Referências
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores. 2011. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Narrativas de profissionalização docente em música: uma epistemologia política na perspectiva da Teoria Ator-Rede. Revista da ABEM, Londrina, v. 23, n. 35, p. 125-137, 2015. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/527. Acesso em: 22 jun. 2023.
ABREU, Delmary Vasconcelos de. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois Educadores Musicais do Distrito Federal. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 23, n. 45, p. 207-227, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5080. Acesso em: 22 jun. 2023
ABREU, Delmary Vasconcelos de. A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-22, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e0102/14185. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0102
ALMEIDA, Jéssica de. Biografia Músico-Educativa: Produção de Sentidos em meio à teia da vida. Tese. 368 p., Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2019.
ALMEIDA, Jéssica de. Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação. Revista da ABEM, v. 29, p. 178-198, 2021a. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/883/603. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM20212910
ALMEIDA, Jéssica de. Formação e experiência: biografia músico-educativa como procedimento de pesquisa e formação. Revista Teias, v. 22, n. 64, p. 102-115. 2021b. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/48697. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.48697
ALMEIDA, Jéssica de. Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo. Revista Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 12 - 24, abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21612. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0103
ALMEIDA, Jéssica de; LOURO, Ana Lúcia. Biografia músico-educativa: aspectos teóricos e metodológicos. Revista da ABEM, v. 27, n. 42, p. 94-112, jan./jun., 2019. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/806. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2019a4205
ALMEIDA, Jéssica de.; LOURO, Ana Lúcia. O método biográfico e a formação de professores: um recorte do contexto brasileiro. In: VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2018, São Paulo, Anais [...]. Disponível em: https://viiicipa.biograph.org.br/wp-content/uploads/2019/02/12E1COM_COMP_Je%CC%81ssica-de-Almeida.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.
ALVES, Gislene de Araújo. A construção da identidade profissional de licenciandos e música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
CASSIANI, Yalexis C. R.; ALMEIDA, Jéssica de. Movimento (auto)biográfico da educação musical no Brasil: percorrendo brevemente sua primeira edição. Diálogos Sonoros, v. 1, n 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30965. Acesso em: 22 jun. 2023.
CRUZ, Pâmela Barroso de A.; ALMEIDA, Jéssica de. A pesquisa (auto)biográfica no Brasil e suas interfaces com a Educação Musical: um estudo inicial. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021, online. Anais do XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/801. Acesso em: 22 jun. 2023
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. Sociologia – Problemas e práticas, n. 9, p. 171-177, 1991.
FIGUEIRÔA, Arthur de Souza. Construção de laços pelas experiências com as escolas Parque de Brasília: a história de vida de duas professoras de música. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
FIGUEIRÔA, Arthur de S.; ABREU, Delmary V. de. A história de vida de duas professoras de música das Escolas Parque de Brasília: construção de laços pelas experiências. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-16, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20898/14323. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0105
GAULKE, Tamar Genz. Aprendizagem da docência de música: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
GAULKE, Tamar G.; PONCIANO, Ana Clara da S.; AMORIM, Fernanda G. Traços de desenvolvimento profissional de professores de música: construção da docência e a significação das relações e das práticas na educação básica. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-30, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21922/14542. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0110
GOMES, Karina B. Entre memórias e narrativas de vida desde a Escola de Aprendizes Artífices em Campos dos Goytacazes (RJ). Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-19, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e0101/14298. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0101
GONTIJO, Millena Brito T. O movimento (auto)biográfico no campo da Educação Musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
ISRAEL, Missara F.; CASSIANI, Yalexis C. R.; ALMEIDA, Jéssica de. Atividades extensivas do Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil: ponderações teórico-metodológicas. Revista UFG, Goiânia, v. 22, p. 1-29. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/72968/39194. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.72968
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito… Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010.
LOPES, Mariana Fonseca. As dores e amores de tornar-se professora: minhas memórias de professora iniciante. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque; ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Conhecimentos produzidos a partir da pesquisa narrativa em educação musical. In: 6º Congresso Ibero-americano de Investigación Cualitativa, 2017. Anais [...], 2017, p. 920-929.
MADEIRA, Ana Ester C.; MARQUES, Mônica L.; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/975/public/975-4019-1-PB.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.
MARQUES, Mônica L.; PEDROLLO, Silani; MADEIRA, Ana Ester C.; MATEIRO, Teresa. Neologismos entre educação musical e a pesquisa (auto)biográfica. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1016/public/1016-4023-1-PB.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.
MARQUES, Mônica L.; MADEIRA, Ana E. C.; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-32, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21773/14545. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0108
MATEIRO, Teresa; AUDRÁ, Giulliana. Sentidos e significados para a escolha da profissão professora de música: por uma compreensão narrativa. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-18, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21920/14543. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0111
NATERA, Gislene. Professora de música e pesquisadora: reflexividade narrativa a partir dos bastidores de uma pesquisa. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-24, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21927/14498. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0109
NETO, Antonio Chagas. Tornar-se professor particular de violino: uma pesquisa biográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
PASSEGGI, Maria da Conceição Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), v. XLI, p. 57-79, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/929/827. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p57-79.id929
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267/pdf. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, p. 6-26, 2017.
RICOEUR, Paul. Narratividad, fenomenología y hermenêutica. Anàlisis 25, p. 189-207, 2000.
NÓVOA, António. Apresentação: por que a história da educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. (Orgs.). 4. ed. Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. III: século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 9-13.
OLIVEIRA, Raimundo V. L. de; ABREU, Delmary V. de. Aspectos históricos da pesquisa em Educação Musical no Brasil pela perspectiva das trajetórias de vida-científica dos pesquisadores PQ. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-26, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20707/14324. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0106
PEDROLLO, Silani; MAFFIOLETTI, Leda de A. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-26, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22756/15008. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0113
QUEIROZ, Haniel Henrique V. de. ABREU, Delmary V. de. Abrindo horizontes para uma perspectiva musicobiográfica: um recorte analítico de uma pesquisa com três professores de música. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-25, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21745/14531. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0112
RASSLAN, Simone Nogueira. O sujeito-ator e a música na constituição de si: uma perspectiva narrativo – biográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
RÖPKE, Camila Betina; MONTI, Ednardo M. G. do. (Auto)biografia e educação musical: produção de teses em Educação, História e Música entre os anos de 2015 e 2019. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 06, n. 17, p. 207-223, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9278/7953. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p207-223
SILVA, Maria Goretti Herculano. Ao tecer somos tecidos: (re)significando a docência na constituição do habitus em estudantes de Música – Licenciatura. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
SOUZA, Jusamara V.; LORENZETTI, Michelle A. G. Biografia e Educação Musical: um estudo sobre as rotas formativas de quatro religiosos brasileiros. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-25, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21771/14520. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0107
TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Identidades Musicais de Alunas de Pedagogia: músicas, memória e mídia. 2003. 176f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Entrelaçamentos de lembranças musicais e religiosidade: “quando soube que cantar era rezar duas vezes”. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 63-68, 2004. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/348. Acesso em: 22 jun. 2023.
TORRES, Maria Cecília. Narrativas dos movimentos de uma tese: apresentar as entrevistadas e narrar o narrado. Ouvirouver, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 644-657, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/38838. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV21-v13n2a2017-21
TORRES, Maria Cecília; LOURO, Ana Lúcia. Apresentação Dossiê Perspectivas da Pesquisa (Auto)biográfica em Educação Musical. Orfeu, v. 7, n. 1, np, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23051/15049. Acesso em: 22 jun. 2023.
VIEIRA, Karina Firmino. Ser professor de música de projeto social: um estudo com entrevistas narrativas (auto)biográficas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
VIEIRA, Karina F.; ABREU, Delmary V. de. Ser professor de música de projeto social: narrativas musicobiográficas. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-22, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20848/14322. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0104
WEBER, Vanessa. Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jéssica de Almeida, Ziliane Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.