A MEDIAÇÃO DE LEITURA DO LIVRO ILUSTRADO COMO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Gabrielly Sierra Batista Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1210

Palavras-chave:

mediação de leitura, educação intercultural, primeira infância

Resumo

Este artigo busca responder como a mediação de leitura com o livro ilustrado pode constituir um processo de educação intercultural na primeira infância. Após a análise de mediações realizadas com crianças (4-6) numa biblioteca municipal, concluímos que, para tal, é necessário usar estratégias de mediação que favoreçam a participação da criança e fazer releituras gerando novas conversas em torno do livro.

Biografia do Autor

Gabrielly Sierra Batista, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

Possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra(2020) e mestrado em Educação e Formação pela Universidade de Lisboa(2023). Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação intercultural, interculturalismo, mediação de leitura, livro ilustrado.

Referências

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. Interculturalism as a paradigm for thinking about diversity. Intercultural Education, v. 17, n. 5, p. 475-483, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14675980601065764

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. La littérature comme espace d’apprentissage de l’altérité et du divers. Revista Synergies Brésil, São Paulo, n° spécial 2, p. 145-155, 2010. Disponível em: http://gerflint.fr/Base/Bresil_special2/abdallah_prectceille.pdf

AGEE, Jon. O muro no meio do livro. Lisboa: Nuvem de Letras, 2020.

ALONSO, Rafael Sáez. La educación intercultural. Revista de Educación, Madrid, n. 339, p. 859-881, 2006.

AMADO, J.; CARDOSO, A. P. A investigação-ação e suas modalidades. In: AMADO J. (coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra., 2017.

ANAYA, Juan Mata. Mediação, leitura e literatura. Revista da Fundarte, v. 42, n. 42, p. 01–21, 2020.

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura e outros ensaios. Coimbra: Angelus Novus Editora, 2004.

CARNEIRO, Ana Paula. Hora da leitura: mediação e formação de leitores literários. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/193995

DURAN, Teresa. Leer antes de leer. Madrid: Anaya, 2002.

FLEURI, Reinaldo. Educação Intercultural: decolonializar o poder e o saber, o ser e o viver. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 7-22, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184891

FLEURI, Reinaldo. Educação intercultural no Brasil: a perspectiva epistemológica da complexidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 195, p. 277-289, 1999.

GILI, Silvana Ribeiro. Livros ilustrados: textos e imagens. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128753

GIMÉNEZ, Carlos. Interculturalidade e mediação. Lisboa: ACIDI, 2010.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MCGEE, L. M.; SCHICKEDANZ, J. A. Repeated interactive read-alouds in preschool and kindergarten. Newark: The Reading Teacher, v. 60. n. 8, p. 742–751, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1598/RT.60.8.4

MCNIFF, J.; WHITEHEAD, J. All you need to know about action research. Thousand Oaks: Sage, 2006.

NECKY, Barbara Jane. Texto e Imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10052

NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

PONZONI, Federico. El encuentro intercultural como acontecimiento: una propuesta para el avance teórico de la educación intercultural. Educ. Educ., Chía, v. 17, n. 3, p. 537-553, 2014.

REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In: FRADE, I.; VAL, M.; BREGUNCI, M. (org.). Glossário CEALE - termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura

SILVA, Kenia Adriana de Aquino. O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias e leitura na primeiríssima infância. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/181338

SOLÉ, Isabel. Estrategias de lectura. 15. ed. Barcelona: Graó, 2004.

VERE, Ed. Como ser um leão. Lisboa: Fábula, 2021.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: SEMINÁRIO INTERCULTURALIDAD Y EDUCACIÓN INTERCULTURAL, 2009, La Paz. Disponível em: https://www.uchile.cl/documentos/interculturalidad-critica-y-educacionintercultural_150569_4_4559.pdf

WHITEHURST, Grover. Dialogic reading: an effective way to read aloud with young children. 2002. Arlington: Reading Rockets. Disponível em: https://www.readingrockets.org/article/dialogic-reading-effective-way-read-aloud-young-children

Downloads

Publicado

27.06.2023

Como Citar

Sierra Batista, G. (2023). A MEDIAÇÃO DE LEITURA DO LIVRO ILUSTRADO COMO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA . Revista Da FUNDARTE, 55(55). https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1210

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.