AFETOS ENTRE ATUAÇÃO E ENSINO

olhar para Um Ator e uma performer em Palmas

Autores

  • Thaise Luciane Nardim Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1140

Palavras-chave:

Ensino de Teatro, pesquisa-docência-criação, teoria dos afetos, crítica de teatro

Resumo

O texto apresenta uma reflexão em chave situada sobre a experiência de recepção da autora da aula-espetáculo Um Ator, do ator-professor Marcial de Asevedo. Criando campo para a contaminação entre Teoria dos Afetos, cena contemporânea e suas pedagogias, apresenta a análise dessa experiência, numa investigação entrecruzada pelo processo formativo da autora e do personagem, que compartilharam a escola de formação em interpretação teatral e, hoje, são colegas de trabalho em um curso de licenciatura em teatro. Tomando características da peça, tais como o gesto de importar-se e o dualismo entre razão e emoção, o texto conclui pela necessidade de elaboração de formas de pesquisa-docência-criação que se construam como força de oposição a abordagens dualistas residuais da razão moderna.

Referências

AHMED, Sara. The cultural politics of emotion. New York: Routledge, 2004.

BRAIDOTTI, Rosi. Diferença, Diversidade e Subjetividade Nômade. Tradução de Roberta Barbosa. Labrys Estudos Feministas. Brasília, n. 1-2, p. 1-16, jul./dez. 2002.

ESPETÁCULO UM ATOR [website]. O espetáculo. S. l. Disponível em: https://espetaculoumator.blogspot.com/p/o-espetaculo.html Acesso: em 15 out 2020.

GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.

LOVELESS, Natalie. How to make art at the end of the world. Durham: Duke University Press, 2019, edição Kindle. DOI: https://doi.org/10.1515/9781478004646

NARDIM, Thaise. Rabiscar língua com cacos de floreta - escrever e performar em pesquisa-docência-criação. Palmas: EdUFT, 2020.

OLIVEIRA, João Manuel de; AMANCIO, Lígia. Teorias feministas e representações sociais: desafios dos conhecimentos situados para a psicologia social. Rev. Estud. Fem., Florianópolis , v. 14, n. 3, p. 597-615, Dez. 2006 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2006000300002&lng=en&nrm=iso. Acesso em 11 out. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2006000300002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2006000300002

RICH, Adrienne. Notes Towards a Politics of Location. RICH, Adrienne. Blood, Bread and Poetry: Selected Prose 1979-85. London: Virago, 1987. p. 210-231.

PAIS, Ana. Comoção: os ritmos afectivos do acontecimento teatral. 2014. 283 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Lisboa, 2014. Versão eletrônica.

RAEDEKER-FREITAS, Caroline F. Hearing queerness in the archive: affective circulation through sound. San Diego/EUA: San Diego State University, 2017.

SCHAEFER, Donovan. Donovan Schaefer [website]. What is affect theory. S. l. Disponível em http://donovanschaefer.com/what-is-affect-theory/. Acesso em: 15 out 2020.

SILVA E SILVA, Fernando. Pensar com Gaia. ClimaCom Cultura Científica - Pesquisa, Jornalismo e Arte. Campinas, v. 2, p. 1-17, 2019.

SMALL, Daniele Avila. Historiografias de artista: escritas da história no teatro documentário contemporâneo. 2019. 289 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós Graducação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019. Versão eletrônica.

STEWART, Kathleen. Week theory in an unfinished world. Journal of Folklore Research, v. 45, n. 1, p. 71-82, jan./abr. 2008. Disponível em em: http://www.jstor.org/stable/40206966 Acesso em: 15 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.2979/JFR.2008.45.1.71

UM ATOR, uma aula espetáculo - de Marcial Asevedo. Fluxo Criativo [canal de vídeos]. 2016 (1h03m02s). Disponível em: https://youtu.be/wAofeL5LekI Acesso em: 15 ou 2020.

Downloads

Publicado

14.12.2022

Como Citar

Nardim, T. L. (2022). AFETOS ENTRE ATUAÇÃO E ENSINO: olhar para Um Ator e uma performer em Palmas. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1140

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.