CARTAS NARRATIVAS: O QUE EU (COM)VIVI NA FUNDARTE.

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE) | Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Palavras-chave:

Cartas Narrativas, História de Vida, FUNDARTE.

Resumo

As palavras podem carregar diferentes significados. Elas podem provocar diferentes reações em quem as falam e as escutam, em quem as escrevem e as leem. Independentemente da posição em que estejamos, quer seja como narrador e/ou ouvinte, escritor e/ou leitor, as palavras também podem revelar algo sobre nós, sobre quem as produz, sobre quem a atribui significações diante dos acontecimentos da vida no mundo em que habitamos. Nesse sentido, o Projeto de Pesquisa em que se apresenta tem por objetivo conhecer, através de Cartas Narrativas, as Histórias de Vidas que foram transversalizadas pelas artes na Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, na interlocução-escrita de professores, colaboradores e estudantes que se fizeram presentes em diferentes tempos e espaços de (Com)Vivência na instituição, a fim de responder ao seguinte questionamento: Que Histórias podem ser contadas por aqueles que (Com)Vivera através da Arte na FUNDARTE? Para tanto, far-se-á uso da Abordagem Qualitativa (BAUER; GASKEL; ALLUM, 2015), da Pesquisa (Auto)Biográfica (VIEIRA; BRAGANÇA, 2020) e da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006), enquanto procedimentos teórico-metodológicos. Contudo, espera-se que ao final do desenvolvimento da investigação, seja possível compor o Caderno Digital com as Cartas Narrativas escritas pelos docentes, colaboradores e estudantes que tiveram suas vidas atravessadas pelas artes nos distintos tempos e espaços artísticos na FUNDARTE; além da realização da Exposição a partir dos Registros Artísticos, concedidos pelos participantes da investigação.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE) | Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto à Linha de Pesquisa Educação e Artes e ao Grupo de Pesquisa FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Bolsista PROSUC/CAPES – Modalidade II, atuando junto à Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação e ao Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem. Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação e da Educação Musical; é Professor Adjunto – Área de Música, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE e membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.

Referências

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Almeida, B. F. da C. (2021). CARTAS NARRATIVAS: O QUE EU (COM)VIVI NA FUNDARTE. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 989. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/989

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PROJETO DE PESQUISA

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