TRILHAS FORMATIVAS EM ARTES INTEGRADAS: UMA FORMAÇÃO-AÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Formação Continuada em Artes, Educação Básica, Pesquisa-ação.Resumo
O texto apresenta alguns resultados da proposição de Formação Continuada em Artes Integradas, diante do desafio lançado aos acadêmicos da disciplina “Pesquisa e Educação Básica”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, orientada pelo seguinte questionamento: Como propor uma Formação Continuada com professores da Educação Básica? Nesse sentido, o objetivo consistiu em implementar e refletir sobre uma proposta de formação com professores, diferente de uma proposição destinada para professores. Para tanto, fez-se uso da pesquisa-ação (TRIP, 2005), enquanto método investigativo. Contudo, a proposta de formação-ação resultou na realização de quinze Trilhas e três Percursos Formativos, com um total de 30 horas de duração. Por fim, os professores foram instigados a escrevem “Cartas Pedagógicas”, relacionando as suas percepções sobre todas as Trilhas das quais participaram.Referências
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