O PROJETO ESCOLA ABERTA E SUAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, ARTE E CIDADANIA
Palavras-chave:
Escola Aberta, Oficinas, Artes Visuais, MúsicaResumo
O presente relato de experiência apresenta as relações entre escola, arte e cidadania, a partir das oficinas de Artesanato e Música, desenvolvidas no âmbito do Projeto Escola Aberta, no Colégio Ivo Bühler – CIEP, em Montenegro/RS. Este projeto, que está inserido em comunidades em situação de vulnerabilidade social, tem oferecido os espaços físicos da escola para a realização de oficinas artísticas, culturais, esportivas e de geração de renda. A partir das oficinas de Artesanato e Música foi possível fortalecer os vínculos sociais e culturais com a comunidade e, assim, constituir uma atitude cidadã, possibilitando uma experiência educativa, em que o espaço escolar e as artes têm sido protagonistas.Referências
MENDES, Valdelaine et al. A participação da comunidade no Projeto Escola Aberta no Rio Grande do Sul: o uso da escola pública nos finais de semana. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.l.], v. 17, n. 64, p. 549-570, july 2009. ISSN 1809-4465. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/510>. Acesso em: 17 sep. 2021.
PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e de iniciação musical. 2007. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Projeto Escola Aberta. Porto Alegre, 2005
RODRIGUES, Walace. Arte ou artesanato? Artes sem preconceitos em um mundo globalizado. Cultura Visual, n. 18, dezembro/2012, Salvador: EDUFBA, p. 85-95.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.