A realidade do ensino das artes visuais em uma escola pública de Pelotas

Autores

  • Daiane Figueiredo Rosenhein Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Queli Daiane Silva Rios Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Janice de Souza Amaral Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Cláudia Mariza Mattos Brandão Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Artes Visuais, ensino, PIBID.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma experiência vivida através do subprojeto das Artes Visuais do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFPel, PIBID 3, que aconteceu em uma escola estadual de Pelotas em 2012. O qual promoveu entrevistas com três docentes de Artes Visuais da referida escola as quais buscamos informações acerca da formação profissional e o trabalho pedagógico desenvolvido por cada uma delas. A escola funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite, sendo que em cada turno leciona uma professora. Essa investigação originou-se da necessidade de buscar informações sobre o trabalho desenvolvido na escola, na área de Artes Visuais, para angariar informações que possibilitem o planejamento das atividades futuras do PIBID 3/Artes Visuais. Os resultados da pesquisa mostram diferenças metodológicas entre as professoras, sendo que a maioria está ligada ao ensino tradicional: uma é graduada na década de 1990 e as outras duas na década de 1980. Notamos que nas práticas pedagógicas desenvolvidas predomina a metodologia tradicional, que demarcou as tendências da Escola Nova no país. Essas tendências vigoraram desde o início do século e ainda hoje participam das escolhas pedagógicas e estéticas dos professores de Artes Visuais. Também identificamos práticas que enfocam novas tendências no ensino da arte, privilegiando o estímulo da percepção, da imaginação e da capacidade reflexiva e crítica. Considerando as transformações ocorridas no ensino das Artes Visuais na contemporaneidade, percebemos limitações nas práticas cotidianas analisadas, acenando para a necessidade de mudanças e, também, do aprimoramento da formação dos docentes investigados.

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Publicado

2012-10-04

Como Citar

Rosenhein, D. F., Rios, Q. D. S., Amaral, J. de S., & Brandão, C. M. M. (2012). A realidade do ensino das artes visuais em uma escola pública de Pelotas. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 278–281. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/89

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Compartilhamentos: Processos de Ensino na Educação Básica

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