O Teatro como prática pedagógica
Palavras-chave:
Palavras – chave, Teatro, Pedagogia do Teatro, Escola.Resumo
Resumo: A proposta apresentada neste projeto de extensão Teatro e suas abordagens pedagógicas vem a partir das aulas de Metodologia e Prática do Ensino de Teatro, nas quais focamos algumas abordagens metodológicas para o ensino do teatro na educação básica e a partir delas vamos para a sala de aula em algumas escolas de Montenegro e constatamos a dificuldade de fazer os alunos dessas escolas compreenderem a importância do teatro como área do conhecimento. Um dos maiores motivos para a falta de compreensão é por quase nunca terem tido contato com esse conhecimento em sua vida escolar, entendemos então que deveríamos fazer algo a mais na tentativa de mudar este quadro. Estar mais próximo dos professores das escolas, agentes diretos do processo de ensino e aprendizagem, poderia contribuir para atingirmos este objetivo. Acreditamos que com esse projeto trabalhando algumas abordagens metodológicas teatrais e suas implicações pedagógicas e de concepção poderemos aproximar a linguagem teatral dos espaços das escolas da educação básica.
Referências
CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. R.cient./FAP, Curitiba, v.3, p.39-52 , jan./dez. 2008.Encontrado em: file:///C:/Users/Win10/Desktop/Marli/Extensão/2018/Teatro%20na%20sala%20de%20aula/planejamento%20encontros/Perspectivas%20para%20o%20teatro%20na%20educação...Huliana%20Cavassin.pdf. Acesso em: 18/09/2018.
BOAL, Augusto. Jogos para atore e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
___. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
REVERBEL, Olga. Um Caminho do Teatro na escola. São Paulo: Spione, 1998a.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SLADE, Peter. O Jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.