O ensino coletivo de violino no curso de música da escola municipal de Arte Educação da cidade de Campo Bom/RS
Palavras-chave:
Palavras – chave, Prática instrumental, violino, educação musical.Resumo
Resumo: Este relato tem como finalidade apresentar a experiência docente e como se desenvolve na prática o ensino coletivo instrumental no “curso de violino da escola de arte educação - EAE”, um projeto de contraturno escolar oferecido na Escola de Arte Educação da cidade de Campo Bom/RS. O projeto tem por objetivo qualificar os alunos, visando a musicalização e como objetivos específicos desenvolver a percepção musical, propor atividades que desenvolvam habilidades de coordenação motora, de concentração e de atenção e vivenciar padrões musicais a partir de sons e da prática instrumental. A oficina é dividida em 3 módulos (nível básico, intermediário e avançado) sendo que, os módulos são oferecidos semanalmente aos alunos da rede particular e pública de ensino do município de Campo Bom – RS, com aulas em grupos de até oito integrantes. Espera-se que este relato traga subsídios para refletirmos sobre a relevância do ensino e prática instrumental, de priorizarmos os projetos na área de música e de enfatizarmos a necessidade de um professor crítico e reflexivo sobre sua prática docente.
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