Ilações teóricas entre consumo, subjetividades e marcas identitárias

Autores

  • Ana Hoffmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Consumo, subjetividade, marcas identitárias

Resumo

Objetivo desta pesquisa foi mostrar através da manifestação simbólica das culturas jovens provenientes da moda, da música e da linguagem, como se movimentam os jovens no cenário urbano (underground) contemporâneo de Porto Alegre. A experimentação consistia em ter o rosto e o corpo cobertos, mantendo o foco nas trocas de roupas que ilustrariam estas práticas culturais. Nesta experimentação em torno dos grupos jovens, identificou-se a construção de determinados modos de ser jovem que apresentam especificidades. Com isso, a ação, as palavras decalcadas e o corpo nulo contrastado com a sobrecodificação que as roupas representam, buscam através das estruturas que determinam à organização social das aparências destes jovens: Os modos de ser e estar jovem na moda e a percepção do consumo de moda.

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Publicado

2012-10-04

Como Citar

Hoffmann, A. (2012). Ilações teóricas entre consumo, subjetividades e marcas identitárias. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 306–313. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/96

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Inovações em Arte

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