PROJETO DE EXTENSÃO EXPERIMENTOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA 2023

Autores

  • Sílvia da Silva Lopes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Amanda Rodrigues Padilha Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

processo de criação; Dança; palestra/oficina

Resumo

Este tem o objetivo geral de auxiliar na formação dos (as) licenciandos (as) em Dança, na perspectiva da importância da criação em Dança junto a comunidade. Os objetivos específicos do projeto são: ampliar o número de produções artísticas na Graduação em Dança; promover palestras sobre o assunto, estudar sobre transversais contemporâneos na comunidade; contribuir, mesmo que de forma singela, para erradicar as desigualdades sociais no âmbito global;  participar de processos de criação em Dança, de palestras/oficinas sobre processos de criação e das fruição de obras de Dança. A Dança como área de conhecimento em Arte na Educação Básica, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclui a criação em Dança como conteúdo para a educação estética e formação do cidadão. Porém, ainda são poucas as escolas que têm professoras/es de Dança. Além disso, os(as) licenciandos(as) relatam bloqueios de criação nos componentes curriculares desse eixo, no Curso. São previstas cinco atividades coorelacionadas: reuniões quinzenais com a bolsista; reuniões com diretores/coreógrafos para estudos e acompanhamento dos processos de criação; encontros semanais para os processos de criação; palestras e uma apresentação fechando com a fruição do público. A participação dos (as) intérpretes-criadores (as) nos processos de criação será exigência do projeto.

Biografia do Autor

Sílvia da Silva Lopes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Assistente e Coordenadora do Curso de Graduação em Dança da Uergs

Referências

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Lopes, S. da S., & Rodrigues Padilha, A. (2023). PROJETO DE EXTENSÃO EXPERIMENTOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA 2023. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–7. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1321

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