Imagens de corpo e formação inicial de professores: um estudo nos curso de dança e teatro licenciatura da Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave:
Palavras-chave, Corpo Biográfico, Imaginário, Formação de Professores.Resumo
Este trabalho é resultado do projeto de pesquisa “Reverberações das imagens de corpo na constituição de futuros professores de dança, pedagogia e teatro: leituras a partir do Imaginário”, desenvolvido no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória[1]. Nosso objetivo aqui é divulgar os caminhos percorridos até o momento, enfocando os cursos de Dança e Teatro Licenciatura, bem como reivindicar espaços para abordar o corpo na formação de professores, demarcando sua importância na constituição da Docência.
[1] O GEPIEM é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem como líder a professora Drª. Lúcia Maria Vaz Peres e vice-lider a professora Drª. Andrisa Kemel Zanella.
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BOIS, Danis; RUGIRA,Jeanne-Marie. Relação com o corpo e narrativa de vida. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação. Pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
______. Campos do Imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
______. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Traduzido por Albino Pozzer; Coordenado por Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
______. A Imaginação e suas formas em ação nos relatos de vida e no trabalho autobiográfico: a perspectiva biográfica como suporte de conscientização das ficções verossímeis com valor heurístico que agem em nossas vidas. In: PERES,
L.M.V., EGGERT, E.; KUREK, D. L. (orgs.) Essas coisas do imaginário… diferentes abordagens sobre narrativas (auto)formadoras. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Líber Livro, 2009a.
______. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Entrevistador: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. In: Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 136-199, ago./dez. 2009b.
______. Experiências de Vida e Formação. tr. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
MACHADO DA SILVA, Juremir. As tecnologias do Imaginário. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2006.
ZANELLA, Andrisa Kemel Zanella. Escrituras do Corpo Biográfico e suas contribuições para a Educação: um estudo a partir do Imaginário e da Memória. (Tese de Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS/BR, 2013.