As Bandas Instrumentais e a Educação Musical: uma pesquisa documental na Região de Montenegro/RS
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação Musical, História da Música, Pesquisa Documental.Resumo
Resumo: O texto apresenta o projeto de pesquisa em andamento que objetiva investigar a contribuição das bandas instrumentais da Região de Montenegro, a partir dos documentos disponíveis, na construção da Educação Musical e formação de músicos na Região de Montenegro. O desenho metodológico é constituído com ênfase na abordagem qualitativa, na pesquisa documental como método e na coleta de documentos como técnica para a coleta dos dados. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. O referencial teórico fundamenta-se em conceitos da Educação e da Sociologia. Entende-se que esta pesquisa poderá contribuir com a Educação Musical, a partir da análise da contribuição das bandas instrumentais existentes na localidade.
Referências
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a pratica da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
ELIAS, Norbert. Teoria simbólica. 2ª Ed. Portugal, Oeiras: Celta Editora, 1994.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo: Avercamp, 2005.
KAUTZMANN, Maria Eunice Müller et al. Montenegro de ontem e de hoje. São Leopoldo: Rotermund, 3º vol., 1986.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ano XXII, n.37, pp.7-31, março 1999.
OLABUENAGA, José I. Ruiz; ISPIZUA, María Antonia. La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. Bilbao, Universidad de Deusto, 1989.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.]
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchezine de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 2. ed. Campinas: Papiros, 1997.
SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da; DAMACENO, Ana Daniella; MARTINS, Maria da Conceição Rodrigues; SOBRAL, Karine Martins. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Anais. Porto Alegre. 26 a 29 de outubro de 2009. PUCRS.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. A música na região de Montenegro. Porto Alegre: Mercado Aberto/FUNDARTE, 1996.