A arte de ler: a leitura promovendo a vida
Palavras-chave:
Palavras-Chave, Projeto de Leitura, Literatura, Sarau, Artes.Resumo
Resumo: O projeto constitui-se de um conjunto de ações, incluindo formações continuadas em artes e literatura, saraus artístico-literários, e programas de televisão sobre literatura. Objetiva potencializar a participação de estudantes dos cursos de Graduação em Artes: Licenciatura, através da participação nas ações de extensão do projeto, contribuindo com sua formação inicial; planejar e implementar ações de extensão fundamentadas em conceitos de Artes e Leitura, articulados de forma interdisciplinar; contribuir com a formação continuada de professores que atuam na Educação Básica, oportunizando a participação em atividades extensionistas focadas em ações de Leitura e Artes; difundir o gosto pelas Artes e pela leitura literária; contribuir com a ampliação dos índices de leitura; e divulgar as ações da Uergs junto à comunidade.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília, 1997. 144p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.
BUZZI, Scarlet Karen; EBLE, Taís Aline. A educação intercultural em prática: a literatura marginal/periférica e o sarau dos Mesquiteiros. X ANPED SUL, Florianópolis, 2014.
CANTO, Fernanda Soares Godoi Yano do; NUNES, Jéssica Cristina; SMANIOTTO, Jessyka Kelly Martins. A importância da leitura nos anos iniciais para a formação do leitor critico. Uniesp. São Paulo. 2017. Disponível em: <http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170602124725.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GROSSI, Gabriel Pillar. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, SP, n° 18, p. 3, abr 2008.
IBOPE/INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 4ª edição, 2015. Disponível em <http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.
MAGRO, Viviane Melo de Mendonça. Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop . Cad. Cedes, Campinas, v. 22, n. 57, agosto/2002, p. 63-75. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v22n57/12003.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.