Educação Musical e o Currículo em Música: O Ensino do Teclado Eletrônico na FUNDARTE
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação, Educação Musical, Currículo.Resumo
Resumo: O texto apresenta algumas considerações acerca do processo de elaboração/construção do Currículo do Curso Básico de Música – Teclado Eletrônico, da FUNDARTE, a partir das motivações dos estudantes. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa (MINAYO, 2013) e da pesquisa-ação (BARBIER, 2007) como método. A coleta dos dados consistiu na aplicação de questionários (SEVERINO, 2007), e para a análise dos dados coletados fez-se uso da análise de conteúdo (MORAES, 1999). O referencial teórico foi constituído com ênfase em pressupostos da Educação (SACRISTÁN, 2017; McKERNAN, 2009); Estudos sobre Motivação (Reeve, 2017); e da Educação Musical (KRAEMER, 2000). Com base na análise relacionada compreende-se que os estudantes são motivados intrínseca e extrinsecamente a estudar Teclado Eletrônico na FUNDARTE. A continuidade desta investigação poderá contemplar, as relações sobre as preferências dos gostos musicais dos estudantes, afim de ampliar as possibilidades de teorização do currículo em música.
Palavras-chave: Educação; Educação Musical; Currículo.
Referências
AQUINO, Thaís Lobosque. Da perspectiva histórica da epistemologia da educação musical escolar: uma análise sobre os saberes musicais na Revista da ABEM e na OPUS – Revista da ANPPOM. OPUS – Revista da ANPPOM. Opus, v. 23, n. 1, abr., 2017.
BARBIER. René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000.
McKERNAN, James. Currículo e imaginação: Teoria de processo, pedagogia e pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, Porto Alegre: 1999
MORIN, Edgar. O método 4: as ideias; habitat; vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2011.
REEVE, Johnmarshall. Motivação e emoção. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOBREIRA, Silvia Garcia. Conexões entre educação musical e o campo do currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 27, n. 33, jul./dez., 2014.
SOUZA, Renan Santiago de; IVENICKI, Ana. Sentidos de multiculturalismo: uma análise da produção acadêmica brasileira sobre educação musical. Revista da ABEM. Londrina, v. 24, n. 36, jan./jun., 2016.