Educação Musical e o Currículo em Música: O Ensino do Teclado Eletrônico na FUNDARTE

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação, Educação Musical, Currículo.

Resumo

Resumo: O texto apresenta algumas considerações acerca do processo de elaboração/construção do Currículo do Curso Básico de Música – Teclado Eletrônico, da FUNDARTE, a partir das motivações dos estudantes. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa (MINAYO, 2013) e da pesquisa-ação (BARBIER, 2007) como método. A coleta dos dados consistiu na aplicação de questionários (SEVERINO, 2007), e para a análise dos dados coletados fez-se uso da análise de conteúdo (MORAES, 1999). O referencial teórico foi constituído com ênfase em pressupostos da Educação (SACRISTÁN, 2017; McKERNAN, 2009); Estudos sobre Motivação (Reeve, 2017); e da Educação Musical (KRAEMER, 2000). Com base na análise relacionada compreende-se que os estudantes são motivados intrínseca e extrinsecamente a estudar Teclado Eletrônico na FUNDARTE. A continuidade desta investigação poderá contemplar, as relações sobre as preferências dos gostos musicais dos estudantes, afim de ampliar as possibilidades de teorização do currículo em música.

Palavras-chave: Educação; Educação Musical; Currículo.

 

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2016) e em Ensino de Arte pela Universidade Cidade de São Paulo (2015); Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pelo Núcleo de Música da Universidade Cruzeiro do Sul (2010), onde estudou com bolsa de estudos por mérito acadêmico; Formado em Piano pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo (2012) e em Teclado pelo Conservatório Musical In’Concert (2002); Atualmente é acadêmico dos cursos de Mestrado Profissional em Educação e Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; além de desenvolver pesquisas na área de Educação, Educação Musical, Psicologia da Aprendizagem e Políticas Educacionais. É membro dos grupos de pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/UERGS) e "Formação de Professores da Educação Básica: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais" (CNPq/UERGS); Tem experiência na área de artes com ênfase em música/ensino/educação e interpretação.

Referências

AQUINO, Thaís Lobosque. Da perspectiva histórica da epistemologia da educação musical escolar: uma análise sobre os saberes musicais na Revista da ABEM e na OPUS – Revista da ANPPOM. OPUS – Revista da ANPPOM. Opus, v. 23, n. 1, abr., 2017.

BARBIER. René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000.

McKERNAN, James. Currículo e imaginação: Teoria de processo, pedagogia e pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, Porto Alegre: 1999

MORIN, Edgar. O método 4: as ideias; habitat; vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2011.

REEVE, Johnmarshall. Motivação e emoção. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOBREIRA, Silvia Garcia. Conexões entre educação musical e o campo do currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 27, n. 33, jul./dez., 2014.

SOUZA, Renan Santiago de; IVENICKI, Ana. Sentidos de multiculturalismo: uma análise da produção acadêmica brasileira sobre educação musical. Revista da ABEM. Londrina, v. 24, n. 36, jan./jun., 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Almeida, B. F. da C. (2018). Educação Musical e o Currículo em Música: O Ensino do Teclado Eletrônico na FUNDARTE. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.131–141. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/564

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.