Criação de materiais didáticos como ato poético
Palavras-chave:
Palavras-chave, Ensino de Artes Visuais, Objeto de aprendizagem poético, Objeto propositor poético.Resumo
Resumo: Esta comunicação apresenta parte das questões investigativas de um projeto de pós-doutoramento, em andamento, vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “A criação de materiais didáticos como ato poético”. Aborda o conceito de Objeto de Aprendizagem Poético e a necessidade de referenciais artísticos para fundamentar a construção de um objeto propositor poético para o Ensino de Artes Visuais. Pretende-se, nessa investigação, evidenciar a possibilidade de aproximação entre o trabalho docente e o trabalho artístico, na produção de recursos e situações de aprendizagem em que a concepção de objetos de aprendizagem ou material didático para Artes Visuais se abra à dimensão poética, levando a experiências de aprendizagem singulares e significativas – ou mesmo pensadas como experiências artísticas de aprendizagem, já que situadas em terreno poético e tendo como objeto de estudo a produção artística.
Referências
ATKINSON, Dennis. Pedagogy of the Event. Disponível em: <https://www.kettlesyard.co.uk/wp-content/uploads/2014/12/onn_atkinson.pdf>. Acesso em 18 de agosto de 2018.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FERNÁNDEZ MÉNDEZ, Maria del Rosario Tatiana. O evento artístico como pedagogia. Tese de Doutorado. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Artes, PPGArte, 2015.
FERNÁNDEZ, Tatiana. Objetos de aprendizagem poéticos para o ensino das artes visuais. Brasília: Universidade de Brasília, s/d. Objeto de aprendizagem digital. Disponível em: < http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/oap_oficina/index_oapnew.htm>. Acesso em 24 de agosto de 2018.
FERNÁNDEZ, Tatiana; DIAS, Belidson. Objetos de aprendizagem poéticos: máquinas para construir territórios de subjetivação. Santa Maria/RS: Anais do 24º Encontro Nacional da ANPAP, 2015, p.3481-3495.
GROISMAN, Michel. Site do artista. Disponível em: <https://cargocollective.com/michelgroisman>. Acesso em 20 de agosto de 2018.
MARTINS, Mirian Celeste (Org). Mediação: Provocações Estéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes. Pós-Graduação. V.1, n.1, out. 2005.
UTUARI, Solange. O professor propositor. In: Anais do 23º Seminário Nacional de Arte e Educação: Arte e Educação: Os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2012, p. 53-59.