A influência da leitura na atuação docente de professores de música

Autores

  • Patrick da Costa Silva UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Musical, Leitura, Atuação docente.

Resumo

Resumo: Esta pesquisa traz duas vertentes discutidas na área da educação: educação musical e leitura. Portanto, partiu-se de três questionamentos: Qual a influência da leitura para a atuação docente de professores de música? Qual o tipo de leitura realizada por professores de música? Como a leitura realizada por professores de música se reflete no seu trabalho pedagógico-musical?  Assim, objetivou investigar a influência da leitura para atuação docente de professores de música. A metodologia foi configurada na abordagem qualitativa, no estudo com entrevistas como método, na realização de entrevistas semiestruturadas como técnica para coleta dos dados e na análise de conteúdo para análise dos dados. Foram entrevistados uma professora do Ensino Superior, uma da Educação Básica e um professor de Escola Específica de Música. O referencial teórico foi constituído por quatro estudiosos, sendo dois mais específicos da leitura (ROJO, 2004; FREIRE, 2011) e dois da Educação Musical (KRAEMER, 2000; SOUZA, 1998). Os resultados permitiram identificar que as práticas de leituras dos entrevistados se dão, predominantemente, através de textos sobre Educação Musical, apesar de serem apontados outras tipologias, como a literária e a de notação musical. Constatou-se que a leitura influencia na atuação dos professores de música, pois auxiliam em suas reflexões, abordagens, enfrentamentos das dificuldades, nas práticas docentes, na compreensão das diferentes faixas etárias e diversidades culturais e nas vivências musicais dos alunos. Entende-se que este estudo possa contribuir para a Educação Musical, inclusive, como fomento para professores de músicas que trabalham a questão da leitura em seus ambientes de atuação profissional.

Referências

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Silva, P. da C., & Wolffenbüttel, C. R. (2018). A influência da leitura na atuação docente de professores de música. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.244–251. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/540

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

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