Pesquisa Sonora e Composição com Sons do Cotidiano

Autores

  • Henrique Pellin
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel

Palavras-chave:

Música, composição, paisagem sonora.

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa em fase inicial que objetiva, ao final, produzir composições musicais baseadas em conceitos de paisagem sonora. Partiu dos seguintes questionamentos: Quais sons do cotidiano podem ser utilizados para fins músico-composicionais? Como os sons do cotidiano podem ser organizados com vistas à construção de uma composição musical? Tem como objetivo investigar sons do cotidiano para a elaboração de composições musicais. A metodologia organiza-se em duas etapas. A 1ª etapa será destinada à realização de três tarefas: Exploração e coleta de sons do cotidiano; Organização dos sons do cotidiano por categorias sonoras; e Análise dos sons em relação às categorias. Na 2ª etapa encontram-se previstas as seguintes atividades:  Planejamento de composições musicais a partir dos sons coletados no cotidiano; Elaboração das composições musicais; Execuções preliminares das composições musicais; e Realização de uma apresentação musical com a execução das composições musicais. O referencial teórico encontra-se fundamentado no conceito de paisagem sonora, Schafer (1991, 1977), utilizando-se outros pesquisadores que investigaram a temática. Ao final desta pesquisa pretende-se realizar apresentações musicais unindo, assim, ações de pesquisa e extensão.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Pellin, H., & Wolffenbüttel, C. R. (2016). Pesquisa Sonora e Composição com Sons do Cotidiano. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 417 – 419. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/411

Edição

Seção

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Projeto de Pesquisa)

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>