Apreciação musical e corpo: por uma Educação Musical mais prática

Autores

  • Ranielly Boff Scheffer
  • Sandra Rhoden

Palavras-chave:

Apreciação musical, corpo, educação musical.

Resumo

Esta comunicação é um projeto de pesquisa oriundo de minha vivência no campo das artes, no qual sempre tive contato com música e dança, aprendendo sobre ambas as áreas, tanto de forma prática, quanto teórica, sempre envolvendo o corpo. Por isto, nesta investigação trato de práticas pedagógicas em Educação Musical através do corpo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender conceitos da área da Música trabalhando apreciação musical através do corpo. Minhas questões de pesquisa são as seguintes: Como compreender conceitos da área da Música trabalhando apreciação musical através de atividades envolvendo o corpo? Qual a visão dos alunos sobre estas atividades que utilizam o corpo para construção de conhecimento musical? Qual a visão de corpo na construção de conhecimento na área da Educação Musical? A metodologia utilizada nesta investigação é baseada na abordagem qualitativa e no método Pesquisa-ação. As técnicas para a coleta dos dados incluem a observação participante, a realização de um grupo focal e a pesquisa bibliográfica. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Espera-se que esta pesquisa potencialize práticas educativas envolvendo o corpo de forma integral, não dissociando o físico do psíquico. Entende-se a importância da utilização do corpo para o entendimento dos elementos musicais, o que pode resultar em práticas efetivas e eficazes de ensino.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Scheffer, R. B., & Rhoden, S. (2016). Apreciação musical e corpo: por uma Educação Musical mais prática. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 408 – 416. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/410

Edição

Seção

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Projeto de Pesquisa)

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.