Eu senti meu coração bater muito forte: relatos sobre vivências musicais
Palavras-chave:
Vivências musicais, educação infantil, a voz das crianças.Resumo
Este artigo apresenta uma comunicação de pesquisa que teve como objetivo oportunizar vivências musicais aos meus 20 alunos com idades entre 5 a 6 anos. Com uma abordagem qualitativa, o método escolhido foi a pesquisa-ação, sendo que os dados foram coletados por meio de observações e áudio gravação a partir da voz das crianças e transcritos para posterior análise. As colaborações de Brito (2003); Ilari (2013); Lino (2012) e Maffioletti (2001) sobre as práticas musicais na Educação Infantil possibilitaram a contextualização dos relatos das atividades desenvolvidas com o presente referencial teórico. A voz das crianças permitiu uma análise de dados que configurou-se de maneira viva e consistente diante minhas questões de pesquisa. Em consequência a ideia de um fazer musical pensado a partir de vivências musicais determinou a necessidade de novos planejamentos e proposições em minha rotina diária com relação a música.