Eu senti meu coração bater muito forte: relatos sobre vivências musicais

Autores

  • Tatiane dos Passos de Oliveira
  • Sandra Rhoden

Palavras-chave:

Vivências musicais, educação infantil, a voz das crianças.

Resumo

Este artigo apresenta uma comunicação de pesquisa que teve como objetivo oportunizar vivências musicais aos meus 20 alunos com idades entre 5 a 6 anos. Com uma abordagem qualitativa, o método escolhido foi a pesquisa-ação, sendo que os dados foram coletados por meio de observações e áudio gravação a partir da voz das crianças e transcritos para posterior análise. As colaborações de Brito (2003); Ilari (2013); Lino (2012) e Maffioletti (2001) sobre as práticas musicais na Educação Infantil possibilitaram a contextualização dos relatos das atividades desenvolvidas com o presente referencial teórico. A voz das crianças permitiu uma análise de dados que configurou-se de maneira viva e consistente diante minhas questões de pesquisa. Em consequência a ideia de um fazer musical pensado a partir de vivências musicais determinou a necessidade de novos planejamentos e proposições em minha rotina diária com relação a música.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Oliveira, T. dos P. de, & Rhoden, S. (2016). Eu senti meu coração bater muito forte: relatos sobre vivências musicais. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 251 – 258. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/391

Edição

Seção

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Pesquisa Concluída)

Artigos Semelhantes

<< < 31 32 33 34 35 36 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)