ENTRE PERFOPALESTRAS, TEATROPALESTRAS E PERFOAULAS
CAMINHOS CÊNICO-PEDAGÓGICOS POSSÍVEIS DE UMA ARTISTA-DOCENTE NO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
PerfoPalestras. TeatroPalestras. PerfoAulas.Resumo
Este texto pretende apresentar algumas reflexões acerca das práticas artísticas-pedagógicas de uma atriz-docente, iniciadas durante seu curso de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Teatro/UDESC, no ano de 2016, e continuadas ainda hoje, referentes aos conceitos de PerfoPalestra, TeatroPalestra e PerfoAula. Pretende-se mostrar aqui alguns princípios que norteiam a autora a tais práticas, porém, sem interesse por estabelecer regras ou receitas padronizadas para suas elaborações. A teoria basilar com a qual se dialoga aqui versa entre autores como o antropólogo britânico Victor Turner, o antropólogo brasileiro e docente da USP prof. Dr. John Dawsey, e a atriz, pesquisadora e docente da UERJ prof. Dra Luciana Lyra.
Referências
ANJOS, Moacir dos. Contraditório: arte, globalização e pertencimento. 1 ed. Ed.Cobogó, Rio de Janeiro : 2017.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem: criação de um tempo-espaço de observação. SP, Perspectiva, 2002.
DAWSEY, John. Victor Turner e a antropologia da experiência. São Paulo. Cadernos de Campo, 13:163-176, 2005.
_____________. Turner, Benjamin, e Antropologia da Performance: O Lugar olhado (e ouvido) das coisas. São Paulo. Cadernos de Campos, 7(2): 17-25, 2006.
POLIDORO, Stefanie Liz. Eu-Ternurinha: o processo criativo e curativo da atriz-personagem a partir de seus excessos e vivências nas ruas, e o ativismo político e feminista que compõem suas teatropalestras. Tese (doutorado)- Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro. Florianópolis, 2020.