ENTRE PERFOPALESTRAS, TEATROPALESTRAS E PERFOAULAS

CAMINHOS CÊNICO-PEDAGÓGICOS POSSÍVEIS DE UMA ARTISTA-DOCENTE NO SUL DO BRASIL

Autores

  • Stefany Polidoro UESC

Palavras-chave:

PerfoPalestras. TeatroPalestras. PerfoAulas.

Resumo

Este texto pretende apresentar algumas reflexões acerca das práticas artísticas-pedagógicas de uma atriz-docente, iniciadas durante seu curso de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Teatro/UDESC, no ano de 2016, e continuadas ainda hoje, referentes aos conceitos de PerfoPalestra, TeatroPalestra e PerfoAula. Pretende-se mostrar aqui alguns princípios que norteiam a autora a tais práticas, porém, sem interesse por estabelecer regras ou receitas padronizadas para suas elaborações. A teoria basilar com a qual se dialoga aqui versa entre autores como o antropólogo britânico Victor Turner, o antropólogo brasileiro e docente da USP prof. Dr. John Dawsey, e a atriz, pesquisadora e docente da UERJ prof. Dra Luciana Lyra.   

 

Biografia do Autor

Stefany Polidoro, UESC

Tefa é atriz, encenadora, professora e pesquisadora. Tem doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com foco nas discussões sobre “grotesco”, “teatros feministas” e “teatros políticos”. Tem mestrado em Teatro pela mesma universidade, com pesquisa acerca de temas como memórias, processos criativos e dramaturgia feministas. Graduada em Teatro pela UFRGS. Seus trabalhos mais relevantes são (E)Terno (2010), Due Lati della Campana (2016) e a teatro palestra Nem uma a menos (2017), todos com dramaturgia própria e construídos sob perspectivas feministas.

Referências

ANJOS, Moacir dos. Contraditório: arte, globalização e pertencimento. 1 ed. Ed.Cobogó, Rio de Janeiro : 2017.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem: criação de um tempo-espaço de observação. SP, Perspectiva, 2002.

DAWSEY, John. Victor Turner e a antropologia da experiência. São Paulo. Cadernos de Campo, 13:163-176, 2005.

_____________. Turner, Benjamin, e Antropologia da Performance: O Lugar olhado (e ouvido) das coisas. São Paulo. Cadernos de Campos, 7(2): 17-25, 2006.

POLIDORO, Stefanie Liz. Eu-Ternurinha: o processo criativo e curativo da atriz-personagem a partir de seus excessos e vivências nas ruas, e o ativismo político e feminista que compõem suas teatropalestras. Tese (doutorado)- Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro. Florianópolis, 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Polidoro, S. . (2023). ENTRE PERFOPALESTRAS, TEATROPALESTRAS E PERFOAULAS: CAMINHOS CÊNICO-PEDAGÓGICOS POSSÍVEIS DE UMA ARTISTA-DOCENTE NO SUL DO BRASIL. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–7. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1311