A princesa era um prendedor? A experiência de artistagem de educadores da Educação Infantil na contação de histórias a partir do Teatro de Objetos
Palavras-chave:
Arte educação, professor artista, teatro de objetos.Resumo
O seguinte texto apresenta considerações sobre a utilização do Teatro de Objetos como inovação nas práticas de contação de histórias realizadas por um grupo de educadores/pedagogos que atende a Educação Infantil em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. No intuito de experimentar diferentes formas de contar e inventar enredos, crianças e adultos ao agregarem em suas práticas a manipulação de objetos ampliam seu potencial criativo e acabam participando de um processo educativo que se opõe ao consumo desenfreado que a mídia contemporânea divulga. O brincar fica evidenciado durante a manipulação de objetos que passam a ter representações distintas da função que exercem cotidianamente, as relações estabelecidas entre o objeto e o brincante não se esgotam, ao contrário do que ocorre quando uma criança manipula uma boneca que já vem de fábrica com suas funcionalidades e ações bem definidas. Sendo assim, os educadores, principalmente os que trabalham com a Educação Infantil, acabam assumindo diferentes papéis em seu cotidiano, atuando como inventores, criadores, mediadores e também artistas. Sim, tal disponibilidade dos adultos de artistar torna-se fundamental para que a magia proveniente do faz de conta da infância se torne uma experiência marcante e positiva para as crianças.Downloads
Publicado
2016-10-06
Como Citar
Raymundo, D. do N. (2016). A princesa era um prendedor? A experiência de artistagem de educadores da Educação Infantil na contação de histórias a partir do Teatro de Objetos. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 166 – 169. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/375
Edição
Seção
Mesa Temática 4 - Relações entre o professor artista e o artista professor (Relato de Experiência)