Mo-Ver

Autores

  • Liliane Giordano Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Melina Pafiadache da Rocha Silva Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo
  • Rosani Brochier Nicoli

Palavras-chave:

Artes, pesquisa em arte, imagem.

Resumo

Os ensaios visual e teórico, intitulados “Mo-Ver”, surgiram e foram potencializados com reflexões e vivências na disciplina “Temáticas Contemporâneas em Artes e Educação”, do programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrada pela Professora Dra. Luciana Gruppelli Loponte. O grupo de trabalho constituiu-se de três pessoas: Liliane Giordano, Melina Pafiadache da Rocha Silva e Rosani Brochier Nicoli. O título destes ensaios, inicialmente visual e, agora, textual, refere-se à junção e separação das seguintes palavras: MO - movimento e VER - imagem, fotografia. Esta escolha deu-se devido as responsáveis pela realização do ensaio visual pertencerem a áreas distintas do conhecimento em Arte: Artes Visuais, Dança e Fotografia. Através destas diferentes áreas, foi possível pensar em uma proposta interdisciplinar, unindo o olhar “pela” e “para” a arte. O presente trabalho objetiva realizar um exercício reflexivo, relacionando os conteúdos trabalhados na disciplina com as vivências pessoais, profissionais e artísticas de cada uma das integrantes do grupo. Neste estudo, serão tratadas questões relativas às artes, em especial à dança, à fotografia e às artes visuais, e sua relação com pesquisa, questões de gênero e sexualidade, trabalhadas a luz dos autores que subsidiaram teoricamente a disciplina.

Downloads

Como Citar

Giordano, L., Silva, M. P. da R., & Nicoli, R. B. (2014). Mo-Ver. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 86–95. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/169

Edição

Seção

Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.