A docência como performance

Autores

  • Márcia Pessoa Dal Bello Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Palavras-chave:

Pedagogia teatral, performance docente, ritual, corpo.

Resumo

Este texto apresenta uma investigação que procura compreender as singularidades da prática docente de um grupo de dez professores de teatro, os quais parecem conduzir seu fazer pedagógico como uma performance. Problematiza-se a performance docente como um modo de ser professor em que o corpo é um elemento constitutivo da prática pedagógica. O objetivo principal do trabalho foi, portanto, identificar os elementos corporais da performance artística na performance docente. Desenvolveu-se o conceito de performance docente a partir de alguns princípios, tais como: a sala de aula como ritual performático; o papel do corpo na performance; a performance da oralidade docente; a docência como presente e, finalmente, a condição criativa da performance.

Downloads

Como Citar

Dal Bello, M. P. (2014). A docência como performance. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 425–434. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/226

Edição

Seção

Eixo Temático 6 - Arte, escola e sociedade: encontros e desencontros (Pesquisa Concluída)

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.