PROJETO DE PESQUISA

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARTE

Autores

  • Márcia Pessoa Dal Bello Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE
  • Bruno Felix FUNDARTE/UNISC/UFSM
  • Júlia Maria Hummes FUNDARTE
  • Marco Túlio Schmitt Coutinho FUNDARTE
  • Rodrigo Endres Kochenborger FUNDARTE/PPG UERGS

Palavras-chave:

Arte. Educação. Interdisciplinaridade

Resumo

O Projeto de Pesquisa denominado a interdisciplinaridade como possibilidade de construção de conhecimento em arte pretende investigar a possibilidade de se adotar uma prática de ensino que priorize a interdisciplinaridade, envolvendo pelo menos duas áreas das artes, como uma forma de ampliação do conhecimento de diferentes campos de saber, nas áreas das arte, partindo do conceito de interdisciplinaridade defendido por Paulo Freire, que entende a interdisciplinaridade como um processo metodológico de construção de conhecimento pelo sujeito e sua relação com o contexto, com a realidade e com a cultura.

Biografia do Autor

Márcia Pessoa Dal Bello, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestrado em Educação, pela Universidade do Vale dos Sinos-UNISINOS-RS, Especialização em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade, pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA-RS, Graduação em Pedagogia Habilitação: Supervisão Escolar, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Coordenadora de Ensino e do Grupo de Pesquisa da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE-RS, Tem experiência na área de Arte e Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e educação, aprendizagem musical, saberes pedagógicos, Pedagogia DO teatro. Psicanalista.

Bruno Felix, FUNDARTE/UNISC/UFSM

Doutorando em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo. É Professor Adjunto – Área de Música, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE.

Júlia Maria Hummes, FUNDARTE

Possui mestrado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e Diretora Executiva da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente com os seguintes temas: piano, teoria da música, apreciação musical e produção artística. É autora dos Referenciais Curriculares de Música do Rio Grande do Sul. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). É Editora-Chefe da Revista da FUNDARTE. Atualmente também participa como Delegada da no Colegiado Setorial de Música do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.
Link: http://lattes.cnpq.br/5297425546599174

Marco Túlio Schmitt Coutinho, FUNDARTE

Pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - UNINTER (2019). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2017). Bibliotecário habilitado pelo CRB-10/2587. Atualmente exerce a profissão de Funcionário Público na Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE. Membro da Comissão Editoral da Fundarte. Analista Bibliotecário Voluntário na Revista da UERGS. Membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.

Rodrigo Endres Kochenborger, FUNDARTE/PPG UERGS

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional - UERGS, Bacharel em Música, com Habilitação em Regência Coral pela URGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Especialista em Educação Musical, pela CENSUPEG (SC).Atualmente é Vice-diretor Executivo, Professor de Teoria Musical e Regente dos Coros Cantarte e Criarte da Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE (RS).Coordenou Oficinas Terapêuticas e atuou como Regente do Projeto Maluco in Concert - Lajeado (RS).Regeu os Coros Municipais - Pareci Novo (RS), Maratá (RS) e Harmonia (RS); o Coral de Santos Reis e o Coral Vozes de Montenegro (RS).Atuou como Professor de Acordeon na "Orquestra Brasileira de Porto Alegre" oriunda do Projeto "Tim Música nas Escolas" (RS).Trabalhou como Educador Social no "Programa de Apoio a meninos e meninas em situação de rua" (PROAME) - São Leopoldo (RS).

Referências

Referências:

FREIRE, Paulo. A interdisciplinaridade na obra de Paulo Freire: uma pedagogia da simbiogênese e da solidariedade. In: STECK, D. et tal(orgs) Paulo Freire: ética, utopia e educação. Rio de Janeiro: Vozes. 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

MÖDINGER, C. R. [et al.]. Artes Visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. Erechim: Edelbra, 2012.

SEVERINO Antônio Joaquim. Cortez Editoração Paulo. 2018.

TOURINHO, C; OLIVEIRA, A. Avaliação da performance musical. In: HENTSCHKE, Liane; OLIVEIRA, Alda. Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.

Referências eletrônicas:

HUMMES et al. Artefundartefundartefundartefundartefundartefundartefund. Revista da FUNDARTE. Editora da FUNDARTE, Montenegro/RS. 2014.

Acesso em 17/08/2023

https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/153/253

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Dal Bello, M. P., Felix, B. ., Hummes, J. M., Schmitt Coutinho, M. T., & Kochenborger, R. E. (2023). PROJETO DE PESQUISA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARTE. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–10. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1289

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>