Cursos de Licenciatura em Música no Rio Grande do Sul: investigando as propostas curriculares
Palavras-chave:
Educação musical, estudos sobre currículo, Licenciatura em Música, grupo de pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”.Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida com base nas informações coletadas em instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul que possuem cursos de licenciatura em música. Partiu de leituras e reflexões relativas à educação musical no Brasil, considerando-se seu crescimento ao longo dos anos, sendo uma das consequências deste crescimento o surgimento da Lei nº 11.769/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica. Assim, apresentou-se a necessidade de, cada vez mais, avançar-se nos estudos que se relacionam às propostas curriculares das licenciaturas em música para o ensino de música na Educação Básica e seus rebatimentos na efetiva formação dos egressos destes cursos. Desse modo, a presente pesquisa objetivou investigar as propostas curriculares dos cursos de licenciatura em música de instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul. Para sua realização a metodologia utilizada incluiu a abordagem qualitativa, o método de pesquisa documental. A coleta dos dados foi realizada através do correio eletrônico, e a análise dos dados foi efetuada através da utilização da análise de conteúdo. Através desta pesquisa buscou-se a reunião de dados sobre os perfis de profissionais objetivados nos cursos de licenciatura em música do estado do Rio Grande do Sul e qual o caminho que estes cursos percorrem para cumprir com este objetivo. Entende-se, assim, que esta pesquisa possa contribuir com o avanço da educação musical, a partir da análise e do entendimento dos currículos dos cursos de licenciatura.Downloads
Como Citar
Scheffer, R. B., & Wolffenbüttel, C. R. (2014). Cursos de Licenciatura em Música no Rio Grande do Sul: investigando as propostas curriculares. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 351–358. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/213
Edição
Seção
Eixo Temático 4 - A formação do professor artista (Pesquisa Concluída)