ARTE NO ENSINO MÉDIO E PROTAGONISMO JUVENIL

Autores

  • Eriel Leite Lahn Colégio Estadual Imigrante - Caxias do Sul

Palavras-chave:

Arte, Ensino Médio Protagonismo Juvenil

Resumo

Este estudo aborda o papel da arte no ensino médio. A questão central investigada é: como desenvolver práticas pedagógicas com ênfase na arte para o ensino médio que corroborem para o desenvolvimento do protagonismo estudantil? A pesquisa qualitativa utiliza como material empírico de análise projetos premiados no “Prêmio Arte na Escola Cidadã” do Instituto Arte na Escola. Assim, a pesquisa documenta e analisa práticas pedagógicas de arte no ensino médio, com foco nos projetos premiados, como um conhecimento teórico-prático capaz de produzir ressonâncias formativas a respeito do papel da arte na etapa final de ensino básico no que se refere ao incentivo do protagonismo juvenil. Os projetos analisados tratam-se de uma contribuição para reflexão de um currículo em arte no ensino médio e propõem o encontro intelectual, estético, ético, social, político, afetivo e pedagógico como perspectivas de construção de conhecimento, valorizando conteúdos próprios e temáticas voltadas às culturas juvenis.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. (Org.) Arte/educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2008.

BARBOSA, Ana Mae. O dilema das Artes no Ensino Médio no Brasil. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 9–16, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15702 Acesso em: 3 fev. 2021.

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 mai. 2020.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases. Lei nº 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Brasília, v.35, p.1114 – 1125, jul/set, 1971.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Parecer nº 5, de 4 de maio de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de janeiro de 2012, Seção 1, p. 10. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8016-pceb0 05-11&Itemid=30192 . Acesso em: 04 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasil, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 21 fev. 2021.

COSTA, Antônio Carlos Gomes. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000, 331 p.

CUNHA, Fernanda Pereira da. E-arte/educação crítica. In: BARBOSA, Ana Mae (Orgs.).

Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010, 87p.

DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTOCK, G. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1975, 74 p.

FAEB. FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL. São Paulo: 2020 Disponível

em: https://faeb.com.br/institucional/ Acessado em 29 jan. 2021.

FERREIRA, Fernando Aparecido; GIRALDI, Fabíola Gonçalves. O objeto artístico e o contexto histórico: a retórica de Inserções em Circuitos Ideológicos - Projeto Coca-Cola, de Cildo Meireles. Revista Maracanan, [S.l.], n. 15, p. 270 - 284, jul. 2016. ISSN 2359-0092. Disponível em:

<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/view/24701>. Acesso em: 12 fev. 2021. doi:https://doi.org/10.12957/revmar.2016.24701.

FIUZA, Alexandre Felipe e FURLAN, Elisangela. Ensino de Arte na década de 70: as diferentes linguagens visuais e sua influência na formação educacional do sujeito. Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual de Maringá. PA, 2013. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2013/trabalhos/co_02/48.pdf. Acessado em 08/04/2021.

GONÇALVES, Fernando do Nascimento. Performance: um fenômeno de arte-corpocomunicação. In: LOGOS 20: CORPO, ARTE E COMUNICAÇÃO. Rio de Janeiro, n. 20, p. 76-95, 1º sem. de 2004.

HERMANN, Nadja Mara Amilibia,2005. Estetização do mundo da vida e sensibilização moral In: Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 30, n. 2 jul./dez. 2005, p. 35-47. Disponível em http://hdl.handle.net/10183/129249, acessado em 15 fev.2021.

HERNANDÉZ, F. Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000, 261 p.

IAVELBERG, Rosa. A Base Nacional Comum Curricular e a Formação dos Professores de Arte. Bragança Paulista: Revista Horizontes - Universidade São Francisco, São Paulo, 2018.

v. 36, n. 1, p. 74-84. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.576. Acessado em 19 fev. 2021.

..Projeto Conteúdos| XIX PAEC | Ensino Médio. São Paulo: 2018a. In: Instituto Arte na escola Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=eLInHXCYing&feature=emb_logo. Acesso em 05 jan. 2021.

. Estatuto Social. São Paulo: 2019a In: Instituto Arte na Escola Disponível em http://artenaescola.org.br/uploads/institucional/estatuto_social.pdf. Acesso em 23 set. 2020.

. Cildo Meireles: Nosso Circuito Ideológico| XX Prêmio Arte na Escola Cidadã | Ensino Médio. São Paulo: 2019b In: Instituto Arte na escola Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KGef7nl-Xzw. Acesso em 05 jan.2021.

. Regulamento, Prêmio Arte na Escola Cidadã. São Paulo: 2019c. In: Instituto Arte na escola Disponível em: http://artenaescola.org.br/premio/2019/regulamento/ .Acesso em 08 de abril.2021.

. Regulamento, Prêmio Arte na Escola Cidadã. São Paulo: 2018b. In: Instituto Arte na escola Disponível em: http://artenaescola.org.br/hotsites/premio2018/?p=regulamento. Acesso em 08 de abril.2021.

. Regulamento, Prêmio Arte na Escola Cidadã. São Paulo: 2017b. In: Instituto Arte na escola Disponível em: http://artenaescola.org.br/hotsites/premio2017/regulamento/ . Acesso em 08 de abril.2021.

. Regulamento, Prêmio Arte na Escola Cidadã. São Paulo: 2016b. In: Instituto Arte na escola Disponível em: http://artenaescola.org.br/hotsites/premio2016/?page_id=65 . Acesso em 08 de abril.2021

. Instituto Arte na escola. São Paulo: 2020. Disponível em http://artenaescola.org.br/. Acesso em 10 ago.2020.

JESUS, Leandro Aparecido. Projeto Cidade Subjetiva. Salto de Pirapora, SP. 2016. 20 p.

MATOS, Jacson. Projeto Conteúdos. São Paulo, SP, 2018. 20 p.

MARTINS, C., & CARRANO, P. 2011 Abr 20. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar . Educação (UFSM). [Online] https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2910acessado em 11/02/2021

MEIRA, Mirela. Alfabetização estética e Letramento sensível: metamorfoses pedagógicas na formação docente. In Teclas e dígitos: leitura, literatura e mercado. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

PALLAMIN, Vera M. Arte Urbana. São Paulo : Região Central (1945 - 1998):

obras de caráter temporário e permanente / Vera Maria Pallamin. São Paulo. Fapesp, 2000. PETRÓ, Milene Albani. Nosso Circuito Ideológico. Bento Gonçalves, RS, 2019, 21 p.

PINHEIRO, Marília Navegante. Projeto Experimentações em Arte: “A performance como meio de autoinvestigação de identidades para além do corpo” Macapá, Amapá. 2015 á 2017. 20 p.

OLIVEIRA. João Batista Araujo e. (org.) Fraturas na Base: Fragilidades estruturais da BNCC – a Base Nacional Curricular Comum. Brasília, DF. : IAB, 2018.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

RICHTER, Ivone Mendes. Memórias e Perpectivas Contemporâneas da Arte/ Educação no RS. Ursula Rosa da Silva, Nadia da Cruz Senna, Mirela Ribeiro Meira (Orgs.) - Pelotas: Ed. UFPel, 2016, p. 08 -19.

SPOSITO, Marília Pontes e CARRANO, Paulo. Juventude e políticas públicas no Brasil. Rev. Bras. Educ. no. 24 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2003. Disponivel: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300003&lng=p t&tlng=pt. Acesso em 04 de fevereiro de 2021.

UTUARI, Solange; SARDO, Fábio; LIBÂNEO, Daniela; FERRARI, Pascoal. Por Toda PArte. São Paulo: FT, 2013.

VASCONCELLOS, Sonia Tramujas; STORCK, Karine; MOMOLI, Daniel Bruno. Para onde caminha o ensino das Artes Visuais? Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 245-258, maio/ago. 2018. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/83832. Acesso em: 22 fev. 2021.

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Lahn, E. L. (2023). ARTE NO ENSINO MÉDIO E PROTAGONISMO JUVENIL . 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28). Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1274

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.