EDUCAÇÃO MUSICAL E FOLCLORE: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Cibele Machado Maier Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Musical, Folclore.

Resumo

O presente projeto de pesquisa sobre Educação Musical e Folclore: Práticas Docentes na Educação Infantil originou-se a partir do questionamento: Como a Educação Musical e o Folclore estão inseridos nas práticas docentes na Educação Infantil? Tem como objetivo investigar como os professores da rede pública municipal de Osório estão utilizando a música e o folclore nas suas práticas docentes na Educação Infantil. Os referenciais teóricos desta pesquisa incluem conceitos e teorias sobre a educação musical, educação infantil, folclore e formação de professores. A metodologia tem como base a abordagem qualitativa, o estudo de caso como método, o envio de formulários via on-line e a coleta de documentos, incluindo os projetos político pedagógicos das escolas municipais de Educação Infantil de Osório (RS) e o Documento Curricular de Osório como técnicas para a coleta dos dados. A análise de conteúdo foi a técnica escolhida para a análise dos dados. Como possíveis produtos desta pesquisa pretende-se elaborar um e-book com sugestões de canções e brincadeiras para a educação infantil, além de um curso online sobre Educação Musical e Folclore para docentes da Educação Infantil. Pretende-se que esta pesquisa contribua com as propostas para a educação musical na educação infantil, considerando-se as práticas docentes e o trabalho com o folclore. 

Biografia do Autor

Cibele Machado Maier, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Educação Infantil e Ensino Fundamental; Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Referências

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Maier, C. M., & Wolffenbüttel, C. R. (2021). EDUCAÇÃO MUSICAL E FOLCLORE: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1043. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1043

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO

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