EDUCAÇÃO MUSICAL E FOLCLORE: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Musical, Folclore.Resumo
O presente projeto de pesquisa sobre Educação Musical e Folclore: Práticas Docentes na Educação Infantil originou-se a partir do questionamento: Como a Educação Musical e o Folclore estão inseridos nas práticas docentes na Educação Infantil? Tem como objetivo investigar como os professores da rede pública municipal de Osório estão utilizando a música e o folclore nas suas práticas docentes na Educação Infantil. Os referenciais teóricos desta pesquisa incluem conceitos e teorias sobre a educação musical, educação infantil, folclore e formação de professores. A metodologia tem como base a abordagem qualitativa, o estudo de caso como método, o envio de formulários via on-line e a coleta de documentos, incluindo os projetos político pedagógicos das escolas municipais de Educação Infantil de Osório (RS) e o Documento Curricular de Osório como técnicas para a coleta dos dados. A análise de conteúdo foi a técnica escolhida para a análise dos dados. Como possíveis produtos desta pesquisa pretende-se elaborar um e-book com sugestões de canções e brincadeiras para a educação infantil, além de um curso online sobre Educação Musical e Folclore para docentes da Educação Infantil. Pretende-se que esta pesquisa contribua com as propostas para a educação musical na educação infantil, considerando-se as práticas docentes e o trabalho com o folclore.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Lei nº 11.769/2008. Brasília, 2008.
BRITO, Teca Alencar de. Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação, educação. São Paulo: Peirópolis, 2019.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 5.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1967.
FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A educação musical de professores generalistas. Cuadernos Interamericanos de Investigación en Educación Musical, México, v. II n.5, p. 17-28, 2003.
INOCENTI, Paulo; ORSO, Darci. Folclore infantil: o resgate da cultura infantil. São Leopoldo: Oikos, 2007.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, volume 22, nº 37, p. 7-32, 1999.
MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MATTOS JUNIOR, Inaldo Mendes de. As contribuições da Música para o Desenvolvimento Intelectual e Social da Criança. XII Encontro Regional Nordeste da ABEM. São Luis, 29 a 31 de outubro de 2014.
PARIZZI, Maria Betânia. O canto espontâneo da criança de zero a seis anos: dos balbucios às canções transcendentes. Revista da ABEM. Porto Alegre: volume 14, número 15, 2006.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Folclore e música folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam. Curitiba: Appris, 2019.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
______. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 201